Compras por impulso podem resultar em uma tremenda dor de cabeça, seja em lojas físicas ou virtuais. Por isso, hoje veremos dicas de como pesquisar antes de comprar algum produto.

No caso das compras online, a comodidade é um excelente atrativo. Nada de trânsito, procura por vaga de estacionamento, tempo perdido em filas, entre outros percalços.

Isso sem falar na possibilidade de pesquisar em diversas lojas com apenas alguns cliques ao invés de ficar perambulando pelo shopping ou pelas ruas do comércio. Adquirir qualquer produto nunca foi tão fácil como agora.

No entanto, é fundamental tomar alguns cuidados básicos para que toda essa praticidade não se transforme em problema. Entre as infinitas opções do e-commerce, há algumas enrascadas das quais precisamos nos esquivar.

Isso se aplica tanto ao preço propriamente dito quanto à idoneidade da empresa. Nem sempre as intenções de quem está em frente à tela do computador são as melhores.

Tendo isso em mente, este artigo trará sugestões práticas de como se precaver. Você encontrará aqui algumas dicas de pesquisa que podem ser realizadas para ter a plena certeza de que você está fazendo um bom negócio na internet.

Não deixe de conferir e faça uma boa leitura!

Como fazer pesquisa de preço antes de realizar suas compras

Pior do que fazer uma compra por impulso, é realizar ela sem uma boa pesquisa de preços. As diferenças entre os valores oferecidos por uma empresa e outra pode ser gritante.

Não podemos esquecer, ainda, que muitas lojas fazem ofertas que servem apenas para chamar a atenção do cliente mas que não são muito vantajosas na prática.

Isso é muito comum na proximidade de datas comemorativas e até mesmo na época das liquidações como a Black Friday. Quem nunca caiu no conto do “tudo pela metade do dobro”, não é mesmo?

Nas lojas físicas, só resta bater perna e pesquisar pessoalmente os itens desejados. Mas na internet há muitos aplicativos e sites desenvolvidos justamente com o propósito de facilitar a pesquisa que os consumidores precisam fazer.

A seguir você confere uma lista com algumas ideias de plataformas desenvolvidas para que você confira na tela do celular, notebook, tablet ou computador quais são os melhores preços dos produtos que você quer comprar.

1. Google Shopping

O Google Shopping foi lançado em 2011 e tem como objetivo melhorar a experiência dos usuários do Google que estão fazendo pesquisas de preços. Ele nada mais é do que uma vitrine onde as lojas cadastradas têm os seus produtos destacados.

Você pode pesquisar os produtos por título, por categoria, por faixa de preço, por atributos, por marca, por vendedor e muito mais. Todo esse refinamento permite reduzir o número de resultados ao que realmente interessa.

2. Buscapé

O Buscapé é um gigante dentre as plataformas de pesquisa de preços, com mais de 15 anos de existência sem perder a posição de liderança na preferência dos consumidores. Não é à toa que o site se tornou uma referência para os concorrentes que também se lançaram no mercado de sites e aplicativos do mesmo gênero.

3. Zoom

O Zoom compara preços e é ideal para quem busca por produtos de maior qualidade ou com especificações técnicas mais avançadas. Ele dá dicas sobre as mercadorias para que você entenda as vantagens e desvantagens de cada item.

Além da pesquisa propriamente dita, o blog do Zoom também é muito interessante. Ele traz conteúdos relevantes sobre os mais diversos nichos de compras.

4. Zaply

Com a popularização das compras triviais do dia a dia sendo realizadas na internet, o Zaply foi lançado com o objetivo de comprar preços entre diferentes supermercados que vendem em lojas virtuais.

5. Compare TechTudo

Esse é um site focado em no comércio de eletrônicos. No Compare TechTudo você pode conferir os melhores preços e a qualidade de celulares, televisores, computadores, eletrodomésticos e muito mais.

6. Vigia de Preço

A Vigia de Preço é uma startup que ganhou mais destaque desde que o influenciador Felipe Neto fez investimentos nela em 2018. Ele tem uma interface moderna, principalmente nos aplicativos com versão para Android e iOS.

Você pode, literalmente, vigiar os valores de produtos que têm interesse e que está apenas esperando o momento certo para adquirir. Basta configurar a faixa de preço desejada e o app avisa quando ela for alcançada.

Como evitar cair em fraudes no comércio online

O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) recomenda alguns procedimentos mais cautelosos para evitar fraudes nas compras digitais. Confira algumas delas:

  • CNPJ: toda empresa séria tem um endereço físico, número de telefone para atendimento ao consumidor e principalmente o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). Confira esses detalhes caso não seja uma loja conhecida;
  • SEGURANÇA: plataformas de pagamento devem começar com “https://” e conter um cadeado no canto direito superior da janela do seu navegador na internet. Isso demonstra que o site é blindado contra roubos dos seus dados financeiros;
  • COMPROVANTE: a loja deve sempre enviar por e-mail um comprovante da sua compra, o qual deve permanecer guardado até o recebimento do produto;
  • DEPÓSITOS: o pagamento via depósito bancário jamais deve ser realizado para pessoas físicas. Esse é um sinal claro de que a empresa está agindo de má fé;
  • GARANTIA: toda compra online, por catálogo ou por telefone está coberta por uma garantia de 7 dias a contar a partir do recebimento da encomenda. Se você não estiver satisfeito com o item e ele não for condizente com o que estava no anúncio, você pode devolver e receber o seu dinheiro de volta;
  • REPUTAÇÃO: sites de reclamações de consumidores como o Reclame Aqui e o Consumidor.gov.br são importantíssimos para que você confira o que outros clientes estão dizendo sobre a experiência que tiveram com marcas, empresas, produtos e serviços.
Com todas essas dicas de como pesquisar antes de comprar algo, fica muito mais simples de fugir de incômodos e fazer suas compras de forma mais tranquila, não é mesmo?

Ajude outras pessoas e compartilhe essas dicas com elas também! Até a próxima!

Dica extra: Tem alguns sites que fazem ótimas resenhas e reviews sobre produtos. Então, ler artigos de opinião, ver relatos de outras pessoas e os resultados são outra ótima alternativa.

Por exemplo, há um artigo para saber se o Detox Shake funciona, no site Sempre Brasil E-news. Lá eles fazem uma análise detalhada do produto para saber se emagrece mesmo ou não.

Esse é só um exemplo, há vários outros exemplos de artigos e sites com o mesmo estilo que é uma ótima alternativa para pesquisar e decidir se vale a pena comprar ou não determinados tipos de produtos.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem