panela de ferro

Um dos problemas que mais enfrentamos diariamente na cozinha, é com as panelas de ferro, que mesmo sendo grandes aliadas em diversas ocasiões, também acabam virando grandes inimigas quando vamos falar sobre a sua limpeza e portanto, vamos falar um pouco mais sobre como limpar panela de ferro.

Podemos falar que tais problemas com a limpeza acabam caindo no esquecimento quando pensamos nas vantagens que uma panela de ferro pode entregar, como: maior calor, maior concentração de sabor, alta durabilidade, enriquecimento do alimento, baixo custo além de uma antiaderência natural.

Entretanto, mesmo tendo uma grande durabilidade, também devemos citar que fazer uma limpeza da maneira correta acaba sendo essencial para manter todas essas vantagens e benefícios que foram citados.

Portanto, é extremamente importante que você preste muita atenção em todas as informações que serão citadas logo abaixo, para assim, você ficar por dentro de tudo que é necessário para poder saber como limpar panela de ferro.

4 dicas para você saber como limpar panela de ferro

Por ser uma das aliadas mais utilizadas em todas as cozinhas, decidimos fazer uma pequena lista com 4 itens que irão lhe mostrar detalhadamente como você deve fazer a limpeza corretamente da sua panela de ferro, em cada situação diferente de que a sujeira se encontra empregada na panela.

Entretanto, antes de começar a seguir as dicas que serão citadas mais abaixo, é de extrema importância que você saiba analisar a situação da sua panela, para utilizar a dica mais eficiente para tal situação.

Caso tenha pouca sujeira

Como primeira opção da nossa lista de como limpar panela de ferro, podemos citar a opção que se aplica quando a sua panela de ferro se encontra em uma situação de pouca sujeira, ou uma sujeira superfície. Nestes casos, você pode utilizar uma técnica bem rápida e prática, que utiliza somente óleo de cozinha e papel toalha.

Esta técnica se resume a você passar um pouco de óleo na região suja e posteriormente esfregar por alguns segundos com o papel toalha, fazendo com que todos os resíduos de comida se soltem bem facilmente, deixando a panela pronta para ser utilizada novamente.

Em situações muito gordurosas

Caso a sua panela de ferro esteja um pouco mais suja, e principalmente gordurosa, a opção ideal para você realizar a limpeza da sua panela, é utilizando água morna, detergente e esponja.

Para iniciar esse processo, basta umedecer uma esponja com água morna ou quente e usar uma boa quantidade de detergente neutro. Depois usando a parte macia da esponja você deve esfregar com cautela a panela e utilizar mais água morna caso seja necessário.

Após fazer esta limpeza, é extremamente necessário que você garanta que a panela esteja totalmente seca, para evitar que ela acabe enferrujando, e para isso, você pode secá-la com um pano ou até mesmo levá-la ao fogo, esquentando ela até toda água evaporar, sendo uma das melhores maneiras de como limpar panela de ferro.

Truque do sal com óleo

Outra opção bem eficiente para fazer uma limpeza profunda na sua panela de ferro é utilizar um truque que envolve sal e óleo de cozinha, conseguindo eliminar restos de comida queimada e até mesmo a gordura em excesso.

Para realizar tal técnica, basta despejar um pouco de sal na panela e levá-la ao fogo alto com um pouco de óleo de cozinha. Após aquecê-la bem, você deve colocar uma luva térmica e esfregar bem a superfície da panela com papel toalha, fazendo com que a gordura e restos de comida saiam completamente.

Deixe a panela de molho

Para finalizar essa lista com chave de ouro, podemos citar uma técnica que se resume a você misturar partes iguais de água e vinagre branco em um recipiente, adicionar uma colher de bicarbonato de sódio e deixar tal solução na panela (de molho) por algumas horas.

Após umas 4 horas, você pode retirar a mistura de dentro da panela, e esfregar com uma escova ou esponja a parte que estava de molho, onde a sujeira irá sair facilmente.

Com isso, podemos afirmar que você já sabe de tudo sobre como limpar panela de ferro, podendo preservar e aumentar a durabilidade da sua maior aliada na cozinha.


Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem