A coenzima Q10 é uma enzima presente nas células de forma natural, ou seja, é adquirida através da alimentação. Há vários alimentos ricos em coenzima Q10, principalmente em carnes em geral: de aves, peixes, carne vermelha e etc.
Porém, nem sempre é possível manter uma dieta equilibrada e com os nutrientes certos, então, foram criadas cápsulas com a coenzima Q10. Por isso, preparamos um conteúdo com tudo que você precisa saber sobre o suplemento, bem como os benefícios da enzima.
Quer saber mais sobre o que é a coenzima Q10 e se a utilização do suplemento alimentar é segura? Basta conferir até o final do conteúdo que preparamos!
O que é a coenzima Q10?
Como já mencionamos, a coenzima Q10 é uma enzima encontrada de forma natural no nosso corpo, que é obtida pela alimentação. Essa enzima é responsável por auxiliar a reparação das células do nosso organismo, bem como auxiliar na produção de energia celular.
Além disso, a coenzima Q10 possui forte ação antioxidante, que elimina os radicais livres. Por tudo isso, a enzima tem ganho cada vez mais destaque no mercado, sendo uma ótima opção de suplemento para combater a fadiga e o cansaço, bem como para evitar o envelhecimento precoce.
Na composição do suplemento da coenzima Q10, temos: vitamina A, vitamina C, vitamina E, B1, B2, B3, B6, bem como ácido pantotênico. Além disso, a enzima age na produção de ATP, que faz o suprimento de energia para o corpo, gerando mais disposição no dia a dia.
Como consumir a coenzima Q10?
A coenzima Q10 pode ser obtida por meio da alimentação, em alimentos como:
- Carnes bovinas;
- Carnes de frango;
- Sardinha;
- Atum;
- Azeite extra virgem;
- Amendoim;
- Soja;
- Gergelim.
Outra forma de consumir a coenzima Q10 é por meio dos suplementos, que são disponibilizados em cápsulas, garantindo mais conforto no seu cotidiano. Para obter a quantidade ideal da enzima, geralmente se utiliza entre 1 ou 2 cápsulas ao dia, dependendo da necessidade de cada um.
Por isso, antes de começar a suplementação com a coenzima Q10, é recomendado consultar um profissional para indicar a dosagem ideal.
Os benefícios da coenzima Q10
São vários os benefícios da coenzima Q10, sendo os principais:
- Ajuda a melhorar a disposição, pois a enzima é um item essencial na produção de energia dentro das células;
- Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, já que é rico em antioxidantes, que eliminam os radicais livres, principal causa para o envelhecimento acelerado das células da pele;
- Melhora a saúde cerebral, já que a enzima está ligada a produção de energia das células, e isso vale também para as células cerebrais. Com a produção de energia e a melhora do fluxo sanguíneo na região, é possível garantir uma melhor saúde cerebral.
Quem pode consumir a coenzima Q10?
A coenzima Q10 geralmente é indicada para pessoas que utilizam estatinas, ou seja, os medicamentos que controlam os níveis de colesterol no sangue. Além disso, a enzima é recomendada para pessoas que possuem doenças genéticas que afetam o metabolismo mitocondrial.
Outras indicações para o uso da coenzima Q10 são:
- Pessoas que precisam de alternativas para eliminar os radicais livres e evitar o envelhecimento precoce;
- Pessoas que sempre sentem fadiga e cansaço;
- Pessoas que precisam de um melhor desempenho nos treinos e também nas atividades do cotidiano.
Quem não deve usar a coenzima Q10
O uso da coenzima Q10 não deve ser feito por:
- Crianças;
- Pessoas com problemas renais;
- Pessoas com problemas no fígado;
- Pessoas que estão fazendo quimioterapia;
- Grávidas e lactantes.
O uso da enzima por pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes, hipoglicemiantes ou para asma, só deve ser feito sob orientação médica.
Mas afinal, a coenzima Q10 é segura?
Você já sabe tudo que precisa sobre a coenzima Q10, e então chegou a hora de responder a pergunta principal: afinal, a coenzima Q10 é segura? E a resposta para isso é bem simples: sim, é segura, principalmente quando a suplementação é feita sob indicação médica.
Dessa forma, além de ter a quantidade ideal da enzima no seu organismo sem precisar depender somente da alimentação, você faz isso com muito mais segurança. Por isso, antes de começar a suplementação da coenzima Q10, o ideal é contar com a ajuda de um profissional.
Postar um comentário