Dicas para melhorar sua autoestima

A autoestima de um indivíduo está diretamente ligada a vários fatores que agregam na opinião que ele faz de si próprio, seja ela positiva ou negativa. São opiniões construídas desde experiências pessoais até o julgamento da autoimagem. 

Um dos principais fatores para que uma pessoa viva melhor é ter uma autoestima elevada, assim, ela consegue maior confiança em si, lidar bem com seus pontos fortes e fracos, e ainda se sentir mais segura nas coisas que faz, principalmente em tomadas de decisões. 

Abaixo listamos 7 dicas para melhorar sua autoestima, confira. 

1 – Foque nas suas qualidades

Você já parou para pensar em quantas qualidades você possui? É normal ver pessoas criticando a si mesmas, sempre nos deparamos com isso, seja em casa, no trabalho, ou até mesmo nas ruas. Procure ver suas qualidades, habilidades, coisas boas que faz e que não se dá conta. Permita-se elogiar-se por algo bom que fez, por menor que seja, não foi outra pessoa que fez, foi você. 

2 – Determine metas que você possa alcançar

Essa dica é importantíssima, afinal, conseguir alcançar um objetivo nos motiva a querer mais e ir mais longe. Não importa o tamanho da sua meta, o importante é alcança-la, pode ser comprar algum bem material, como uma TV ou um sofá novo, ou simplesmente perder 3 ou 4 quilos. O importante é que seja alcançável para você. 

3 – Pratique atividade física

Atividade física e autoestima são assuntos que estão diretamente ligados. Estudos relatam que praticar atividade física pode influenciar positivamente uma pessoa. Além disso, ajuda na perda de peso, deixa a pessoa mais feliz, normalmente ajuda a fazer mais amizades, melhora o metabolismo individual e ainda diminui o risco de doenças cardiovasculares, entre outros. 

4 – Faça algo por você diariamente

Faça da sua felicidade a sua prioridade, assim, as pessoas que convivem com você diariamente, se sentirão felizes também. 
  • Visite lugares que tem vontade de ir e que nunca foi;
  • Alimente-se bem;
  • Viva o presente;
  • Gaste com você mesmo, compre algo que te satisfaça;
  • Se vista bem;
  • Seja mais gentil com você mesmo;
  • Invista em relacionamentos que vale a pena;
Enfim, dê uma chance para você mesmo. 

5 – Busque boas amizades

Relacione-se com boas amizades, fique perto de pessoas que realmente gostam de você e que se preocupam com seu bem estar. É sempre bom saber que temos com quem contar. 

6 – Nunca se compare com outra pessoa

Seja feliz com suas conquistas e oportunidades, aprecie o que você tem de melhor, dê valor aos seus projetos, por maiores ou menores que sejam, são seus. Não se avalie pelo que o outro tem, o que é dele é dele, o que é seu é seu. 

7 – Cuide da sua saúde

Cuidar da saúde exige, além da prática de exercícios físicos, visitas ao médico e ao dentista regularmente. Marque uma consulta e realize exames, seja prudente com a sua saúde. Se não tiver um Plano de Saúde, marque uma consulta pelo SUS, é muito importante estar bem. 

Existem ainda vários fatores que ajudam a melhorar sua autoestima, não pare por aqui, seja persistente com as coisas que vão lhe trazer benefícios e melhorar sua vida. Vire o jogo e, se necessário, procure ajuda profissional.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem