habilidades-do-futuro

São muitas as mudanças que as profissões tem passado nas últimas décadas. Não basta mais ter somente uma graduação ou especialização para ser considerado um profissional disputado. Existe também uma nova exigência: as habilidades do futuro. Conheça mais sobre elas agora.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, estamos ingressando na Quarta Revolução Industrial e mais da metade das profissões que os jovens terão no futuro nem existem ainda, ou seja, muitas são as mudanças que ainda virão.

Claro que as instituições são muito importante na preparação dos estudantes para seu futuro. Sendo assim, efetue já sua matrícula na Estácio em um dos inúmeros cursos de graduação e dê um passo em direção ao seu futuro.

Além das instituições, onde mais podemos adquirir essas habilidades? Acompanhe para saber mais.

O que são habilidades do futuro

Habilidades do futuro são qualidades que estão cada vez mais em alta e por consequência, cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. São competências que serão muito exigidas daqui pra frente.

A era digital já modificou o mercado. Por conta disso, hoje é esperada uma nova postura e habilidades diferenciadas das pessoas. Profissionais que possuem essas novas habilidades do futuro podem inovar e contribuir para o crescimento dos negócios.

Sendo assim, habilidades do futuros são, principalmente, habilidades cognitivas, sociais e emocionais, além disso também estão incluídas as competências tecnológicas.

Para adquiri-las você deve estar sempre atualizado. Estar a par das novas tendências tecnológicas, novos equipamentos, programas e processos. Sempre participar de feiras, cursos, palestras e, principalmente, ler muito.

Além disso, estar sempre aberto à aprendizados, à experiências e novas ideias. Quem não estiver, pode ter certeza que vai se estagnar tanto na vida quanto no mercado.

E, afinal, quais são as habilidades do futuro que o mercado mais procura? Vamos falar sobre elas agora.

Quais as habilidades do futuro mais desejadas

São inúmeras as habilidades do futuro que são desejadas. Vamos citar aqui, 10 delas:
  1. Coordenação com os outros: habilidade que envolve conexão e colaboração dentro do ambiente de trabalho. É uma habilidade interpessoal;
  2. Criatividade: mesmo com toda a ascensão das máquinas, nenhuma delas é capaz de pensar como um ser humano. Sendo assim, a capacidade das pessoas de construir ideias inovadoras partir da conexão de informações ainda é exclusiva das pessoas;
  3. Flexibilidade: é estar sempre aberto à novas possibilidades. Ser flexível é ser mais facilmente adaptável, ampliar a maneira de pensar e expandir os interesses pessoais e profissionais;
  4. Gestão de Pessoas: saber lidar com as pessoas e suas particularidades a fim de maximizar a produtividade e motivar equipes. Isso, sempre acolhendo as necessidades de todos;
  5. Inteligência Emocional: saber reconhecer e avaliar a emoção dos outros, ou seja, ter empatia. Além disso, saber controlar e utilizar as próprias emoções. É uma habilidade extremamente importante para líderes;
  6. Julgamento e tomada de decisões: o volume de dados que são gerados nos dias de hoje precisam de profissionais que saibam interpretá-los a fim de tomar as melhores decisões, tornando essa habilidade fundamental;
  7. Negociação: é uma habilidade social. Saber negociar é ter capacidade interpessoal;
  8. Orientação para Servir: é a habilidade de ajudar aos outros. No mercado, significa fazer o melhor pelo cliente, saber orientá-lo e adaptar seus serviços a ele;
  9. Pensamento Crítico: é uma das habilidades do futuro que requer raciocínio e lógica e exige do profissional que considere diferentes soluções para os problemas;
  10. Resolução de Problemas Complexos: é uma habilidade que é aprendida, ou seja, não nasce com as pessoas. Para utilizá-la é preciso combinar outras habilidades do futuro como inteligência emocional, criatividade e julgamento.

Qual a importância das habilidades do futuro no mercado

Primeiramente, entenda que você não vai ser demitido do seu trabalho só porque ainda não possui as habilidades do futuro. Mas sim, que você vai ter que se adaptar a essa nova realidade.

Muitas tarefas humanas serão substituídas por máquinas em um futuro muito próximo. Por conta disso, os profissionais mais disputados pelo mercado serão aqueles que tem habilidades que máquinas não podem reproduzir, como interpessoalidade, empatia e inteligência emocional.

Inclusive, segundo estudo da empresa de consultoria McKinsey, que está presente em 65 países do mundo todo, 77% dos entrevistados sobre essas mudanças, na Europa e nos Estados Unidos não esperam mudar o tamanho do seu quadro de funcionários. Isso quer dizer que espera-se que os funcionários que já estão trabalhando possam se adaptar e adquirir essas habilidades.

Para isso terão que investir em palestras, cursos e elaboração de material de apoio para capacitar seus funcionários.

Muitos deles podem sim ser remanejados para outros postos mais adequados às suas habilidades. Alguns cargos provavelmente serão criados também para dar espaço às pessoas que possam ajudar a evoluir os processos dentro da empresa.

Possivelmente muitos também devem ser contratados, considerando que já estarão mais adaptados às habilidades do futuro. Ou cargos poderão ser terceirizados para que possam receber os profissionais mais preparados.

E você? Acha que já tem alguma das habilidades do futuro? Conta pra gente quais são!

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem