viagem internacional


A primeira viagem internacional é um momento marcante na vida de qualquer pessoa.


Porém, como é a primeira vez fora do Brasil, tal situação pode gerar algumas dúvidas e preocupações. 


Sendo assim, para te ajudar, nós separamos no artigo de hoje os 9 passos essenciais que você deve seguir para se preparar para a sua primeira viagem internacional.


E, com eles, você notará que a primeira vez fora do Brasil não é nenhum "bicho de sete cabeças”, basta se planejar!


9 passos para se preparar para a primeira viagem internacional


1. Planejamento financeiro


Uma viagem para o exterior geralmente não é algo barato. Por isso, o primeiro passo para você se preparar é fazer um bom planejamento financeiro.


Então, primeiro de tudo, faça pesquisas na internet e se informe a respeito de todos os gastos que você terá com a viagem internacional.


E para isso, vale a pena montar uma planilha (ou baixar algum modelo disponível na internet).


Assim, você poderá ir anotando todos os valores na planilha, de modo a ter uma visão geral e mais clara de quanto dinheiro precisará.


Neste passo, é de suma importância detalhar o máximo de informações possíveis. Então, coloque na planilha desde gastos com documentação, passagens e hospedagem, até gastos com alimentação, transporte, passeios, compras, etc.


2. Documentos


Toda viagem internacional possui algumas burocracias e a principal delas refere-se ao quesito documentação.


Afinal, para poder viajar a outro país (exceto para destinos que pertencem ao Mercosul), você precisará de um passaporte.


Além disso, dependendo do destino, você pode precisar de um visto, como acontece em viagens para os EUA e o Canadá, por exemplo, ou ainda, pode precisar de um certificado de vacinação (CIVP), comprovando que você tomou as vacinas necessárias para poder viajar.


Então, é de suma importância que, com antecedência, você se informe sobre estes itens e, claro, providencie todos os documentos necessários.


E quando estiver com todos os documentos em mãos, não deixe de tirar cópias de cada um deles, ok? Tanto de maneira impressa quanto de maneira digital.


Assim, se houver qualquer problema ou imprevisto em relação a sua documentação, você terá um “plano b”, uma alternativa para apresentá-los e utilizá-los.


3. Passagens


O terceiro passo para você se preparar e se planejar para a sua primeira viagem internacional, é pesquisar e comprar as passagens aéreas.


O ideal é fazer isso com antecedência, meses antes de viajar, pois assim você pode conseguir uma boa oferta ou promoção pelas passagens.


Se você deixar para comprá-las perto da data da viagem, provavelmente pagará mais caro.


Então, para economizar, utilize sites como 123milhas, Decolar, Kayak e Skyscanner para pesquisar e, quando encontrar uma passagem com um preço atraente, compre-a.


4. Hospedagem


A menos que você fique na casa de um familiar ou amigo, você precisará escolher um local para ficar no destino. 


Pode ser um tradicional hotel, um resort mais badalado, uma pousada mais tranquila, uma casa alugada… enfim, opção é o que não falta.


Sendo assim, para encontrar uma boa acomodação, é importante fazer pesquisas na internet, avaliar as opções disponíveis (considerando preço, localização, segurança e depoimentos de hóspedes) e escolher um local que seja do seu agrado.


5. Seguro viagem


Uma viagem internacional, mesmo com um ótimo planejamento, está sujeita a problemas e imprevistos. Infelizmente, eles podem acontecer com qualquer pessoa.


Portanto, para não ter dor de cabeça e prejuízos depois, é de suma importância contratar um seguro antes de sair do Brasil.


Assim, ao contratá-lo, você terá um resguardo em caso de acidentes, extravio de bagagem, entre outras situações.


6. Moeda local


Para conseguir fazer compras e pagamentos no destino, você precisará da moeda local, seja dólar, libra, euro, peso ou qualquer outra.


Então, ao se planejar para a sua primeira viagem internacional, acompanhe o câmbio de maneira regular e compre, aos poucos, a moeda local.


E procure fazer isso com antecedência, pois, como o câmbio varia regularmente, você pode aproveitar quando a moeda estiver sendo negociada por um valor menor.


Além do mais, não deixe de levar um cartão, seja de crédito, de débito ou pré-pago. Não dependa somente do dinheiro em espécie. É melhor ter, ao menos, duas formas para fazer compras e pagamentos.


7. Roteiro


Para curtir ao máximo o destino no exterior, é importante que você monte um bom roteiro.


Porém, não exagere, não coloque inúmeras atividades para fazer por dia. Seja realista e monte um roteiro que você possa utilizar sem te cansar.


O ideal é separar no roteiro cada dia em: manhã, tarde e noite e, colocar as atividades, passeios, etc. em: principais e secundários.


Assim, você conseguirá montar um roteiro adequado e focado no que realmente você quer fazer e conhecer.


Agora, vale ressaltar que você não deve ficar a viagem inteira “preso” ao roteiro. Seja flexível e esteja aberto a oportunidades. Às vezes, você descobre algo interessante apenas no destino.


8. Malas


Se tem um passo que pode ser bastante difícil para quem vai fazer a primeira viagem internacional é esse, o de fazer as malas.


Afinal de contas, é comum que as pessoas exagerem e levem muito mais do que o necessário para a viagem.


Portanto, para não errar neste aspecto, faça o seguinte: cerca de uma semana antes da data da viagem, veja na internet como o clima no destino estará e, a partir desta informação, faça as suas malas.


Dessa forma, você será mais objetivo e assertivo na hora de escolher as roupas, peças e acessórios para levar nas malas.


Além disso, coloque também em sua bagagem produtos de higiene, aparelhos eletrônicos, carregadores, baterias, adaptadores de tomada e um kit de remédios.


9. Pesquisas


Enquanto a sua viagem não chega, aproveite, sempre que puder, para fazer pesquisas em relação ao destino, desde atrações, passeios e lugares para conhecer, até leis, hábitos e curiosidades locais.


Descubra o máximo que puder sobre o destino.


Quanto mais você souber a respeito do país que irá, mais interessante, divertida e proveitosa será a sua viagem.


Dica extra: estacionamento


Para encerrar, separamos uma dica extra para você.

Caso no dia da viagem você pretenda ir com seu carro até o aeroporto, é importante que, antes, você reserve uma vaga em algum estacionamento para deixá-lo em segurança.


Então, se você vai embarcar em São Paulo, por exemplo, não deixe de pesquisar com antecedência por um estacionamento no aeroporto Guarulhos.


Deste jeito, você poderá reservar uma vaga para o seu veículo, de modo a mantê-lo em segurança durante os dias que estiver fora!


E então, pronto para fazer a sua primeira viagem internacional agora? Esperamos que os passos apresentados ao longo deste artigo tenham sido úteis para você!

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem