dentista

Cuidar da saúde bucal e ter um acompanhamento médico é fundamental, porém, cada vez mais vêm sendo discutida a importância e o impacto da estética dental, que tem como finalidade primária, melhorar a autoestima do paciente e fazer com que ele se sinta bem consigo mesmo.

A odontologia estética é uma área especializada em agregar beleza, afinidade e saúde para/com seu sorriso, buscando trazer mais conforto ao paciente que, por exemplo, acabou de realizar um clareamento dental, conferindo mais confiança ao mostrar seus dentes.

Além disso, essa área não se limita somente à parte de embelezamento, sendo requisitada também para fazer restaurações dentárias com objetivo de recompor a estrutura e a funcionalidade integral dos dentes, alcançando benefícios como:

-       Tornar o sorriso mais apresentável e harmônico;

-       Deixar os dentes com uma cor mais agradável;

-       Melhorar a confiança e autoestima;

-       Restaurar dentes danificados.

 

Aumento na procura de estética dental

O aumento exponencial da procura por essa área se deve, principalmente, à grande influência de criadores de conteúdo nas redes sociais, bem como às tecnologias que ampliaram o acesso a esses tratamentos, como a utilização de lente de contato dental, que permite que os dentes pareçam perfeitos.

Portanto, esse aumento de procura, se deve justamente, ao aumento de exposição por parte de grandes influencers da mídia, pois um montante de pessoas, incentivadas pelos comentários positivos acerca da estética.

Isso porque os demais passam a buscar o tratamento o mais rápido possível, para que eles também se sintam bem consigo mesmo, visto que o estudo sobre o tópico também foi intensificado.

Dessa forma, deve-se ter ciência, antes de tudo, dos procedimentos mais comuns no ramo da odontologia estética.

 

1. Aparelho ortodôntico invisível

O aparelho ortodôntico ou aparelho dental invisivel, é um dos métodos mais conhecidos a respeito da correção dental, contribuindo para a correção/reparação de dentes que estejam desalinhados, deixando-os com uma aparência mais linear e menos irregular.

No caso dos modelos estéticos, mesmo durante o uso dos alinhadores sua presença é despercebida, pois a estrutura é transparente, reduzindo o impacto no sorriso tão comum no caso dos modelos metálicos.

 

2. Clareamento dental

Um dos procedimentos mais usuais, pode ser feito por meio da metodologia tradicional ou ampliado por meio do laser.

Na prática, o tratamento consiste na colocação de géis para clarear os dentes, buscando recuperar sua coloração natural ou tornar o tom mais branco com o uso de peróxido de hidrogênio, permitindo que eles fiquem mais claros.

Contudo, é pertinente lembrar que as pessoas devem ter certos cuidados pós-tratamento, como com as suas gengivas e alimentos, de modo a preservar a integridade dessas estruturas e prolongar a duração do tratamento.

 

3. Lente de contato dental

Outro método muito procurado, a lente de contato visa modelar melhor o sorriso.

Por meio do uso de lâminas finas, a alteração da forma, do contorno e da proporção dos dentes pode ser realizada, cobrindo manchas, quebras e proporcionando um sorriso mais harmonioso, branco e alinhado.

Esse tratamento também é muito requisitado para fechar buracos entre os dentes, como o diastemas.

Contudo, por conta das variações de uso, material e quantidade de facetas utilizadas, o quanto custa lente de contato dental pode variar, demandando uma avaliação prévia.

 

4. Harmonização facial

A harmonização facial, atualmente, é um dos métodos mais vistos entre pessoas com muita influência na mídia.

É um método mais intrusivo, que visa rejuvenescer o paciente e proporcionar uma melhor aparência para a face, harmonizando os dois lados

Por se tratar de um método mais complicado, é pertinente, antes de tudo, procurar por profissionais devidamente credenciados e melhor avaliados.

Geralmente o procedimento reúne métodos como a aplicação de botox, ácido hialurônico, pode demandar a remoção das bolas de bichat, dentre outros tratamentos para proporcionar a aparência geral desejada.

 

Importância do acompanhamento odontológico

Portanto, é relevante, antes de falar exatamente da importância da estética, destacar a necessidade de ter um acompanhamento com um profissional da área odontológica, caso haja, por exemplo, a necessidade do uso de aparelho invisivel, visando a manutenção constante e saúde bucal.

Assim, seja para a higienização ou realização dos procedimentos, é importante ter o acompanhamento adequado para prevenir problemas, doenças bucais e realizar os procedimentos estéticos com mais segurança e qualidade, adquirindo mais qualidade de vida.

 

Benefícios da estética dental

Pode-se concluir que, em uma sociedade que valoriza muito a aparência e destaca em diferentes mídias diferentes padrões estéticos, a adequação do sorriso pode ser fundamental para estabelecer mais bem-estar e autoestima.

Além disso, pessoas que têm baixa autoestima podem apresentar mais insegurança ao sorrir ou socializar, e a realização de procedimentos estéticos é uma ideia interessante.

Dessa maneira, esses procedimentos visam, principalmente, dar uma confiança extra para a pessoa, para que ela se sinta feliz e possa demonstrar sua beleza para todos, aumentando sua produtividade, seu humor, e diminuindo seus problemas de aceitação e relacionados à insegurança pessoal.

Mas, para além da estética e saúde mental, os procedimentos estéticos também proporcionam a melhora da saúde bucal e geral, visto que a deglutição, fala e respiração também podem ser otimizadas e realizadas com mais qualidade.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem