redes sociais


Usar as redes sociais para restaurantes é uma ótima estratégia de marketing digital para atrair consumidores e fazer um estabelecimento crescer.


Contudo, para isso, não basta criar uma página no Facebook ou um perfil no Instagram, fazer algumas postagens e pronto, o seu restaurante terá centenas de clientes novos em questão de dias.


Não. Para isso, é necessário ter uma presença adequada nas redes sociais, isto é, uma presença profissional, que realmente chame a atenção do público e atraia novos consumidores.


Ok, e como fazer isso? Simples, basta seguir as dicas que apresentaremos para você no artigo de hoje!


E o bom é que essas dicas servem para todos os tipos de restaurantes, desde um estabelecimento mais tradicional e familiar, até uma hamburgueria, um bistrô e um  restaurante peruano.


Agora chega de papo, vamos às dicas!

Redes sociais para restaurantes: dicas essenciais para usá-las

1. Público


Primeiro de tudo: quem é o seu público? São jovens? Crianças? Pessoas de classe alta? Pessoas de um nicho mais específico?


Ter isso bem claro precisa ser o seu ponto de partida para utilizar as redes sociais.


E sabe por quê? Porque assim você poderá desenvolver ações, estratégias e posts mais assertivos, que, de fato, irão gerar engajamento, interação e um retorno positivo do seu público. 


Você precisa fazer coisas que conversem com ele, que tenham alguma relação.


Por exemplo, se você utilizar memes em suas publicações, o público mais jovem tende a entender mais facilmente. Agora, e os idosos? E as pessoas que não estão por dentro do que é “viral” na internet?


Portanto, é essencial que você conheça bem o seu público-alvo para saber como lidar, agir e se comunicar com ele da melhor forma possível.

2. Perfil completo e atualizado


Ao criar a página ou o perfil do seu restaurante nas redes sociais, é de suma importância que você coloque todas as informações possíveis.


Por exemplo, o endereço, horário de funcionamento, telefone para contato, site, e-mail, cardápio e assim por diante.


Quanto mais completo for o seu perfil, melhor será para as pessoas (e para você também), afinal, elas conseguirão encontrar as informações mais facilmente e não terão muitas objeções para entrar em contato e ir até o seu restaurante.


E quando houver alguma atualização, por exemplo, no número de telefone, não deixe de implementá-la e de informá-la em suas redes sociais.


Não é difícil encontrar páginas e perfis que estão com um telefone antigo e, quando você liga, a pessoa que atende fala que não é de determinado lugar. 


Imagine perder a chance de ter novos clientes por uma informação errada ou desatualizada nas suas redes sociais? Não seria nada legal, não é mesmo?

3. Identidade


Quando falamos em usar as redes sociais para restaurantes, além de seguir as duas dicas anteriores, é essencial que você se preocupe com a identidade do seu perfil e/ou da sua página.


Afinal, você precisa fazer algo chamativo (não exagerado), que se destaque da concorrência e atraia os consumidores - não adianta só tirar algumas fotos e postar.


Você precisa, por exemplo, pensar nas cores que serão utilizadas, nas fontes e nos tamanhos dos textos, nas imagens, no design de cada post… tudo isso influencia na identidade do seu restaurante nas redes sociais.


Agora, como nem sempre é fácil definir isso, é interessante que você busque referências e inspirações na internet - mas claro, não copie, faça a sua versão, crie a sua identidade.

4. Frequência


Fazer publicações diariamente nas redes sociais nem sempre é possível - principalmente para quem tem um negócio pequeno e está começando nesses canais.


Porém, você precisa estabelecer uma frequência de postagens, seja uma vez por semana, duas vezes por semana, três vezes por semana ou mais.


Isso porque, se você fizer publicações de maneira aleatória, sem dias e horários definidos, o alcance e o desempenho dos seus posts serão menores, afinal, as pessoas não sabem exatamente quando você publica.


Portanto, estruture um calendário de postagens e siga ele em suas redes sociais. Faça algo organizado.

5. Fotos e vídeos


Mesmo com tantas tecnologias disponíveis, não dá para as pessoas sentirem o cheiro dos seus pratos pelas redes sociais.


Por isso, você precisa estimular outros sentidos em suas publicações para chamar a atenção das pessoas e atraí-las.


E como você pode fazer isso? Caprichando nas fotos e nos vídeos que serão publicados. 


Você precisa fazer publicações que despertem o desejo das pessoas, que as façam salivar só de ver um prato ou uma sobremesa pela tela do celular (ou do computador).

6. Anúncios


Construir uma boa audiência nas redes sociais, não acontece do dia para noite. Leva um certo tempo para você conseguir se destacar, chamar a atenção e atrair consumidores.


Porém, você pode “encurtar” esse tempo investindo em anúncios.


No caso, você paga para uma determinada ferramenta como o Instagram Ads ou o Facebook Ads, e a sua página e/ou seus posts começam a aparecer com mais destaque nas redes sociais - inclusive, para pessoas que não te seguem, mas que são clientes em potencial.

Dicas finais


Para finalizar o artigo, além desses seis itens que apresentamos acima, é importante que você se atente a essas dicas também:


  • Não compre seguidores e nem curtidas;
  • Faça publicações autênticas, originais;
  • Responda todas as mensagens (dúvidas, elogios, sugestões e críticas);
  • Produza conteúdos de qualidade, úteis e de valor (não divulgue apenas o que o seu restaurante oferece);
  • Faça parcerias estratégicas com influenciadores;
  • Promova, também de maneira estratégica, cursos, sorteios e promoções;
  • Publique depoimentos de clientes satisfeitos;
  • Analise os números e as métricas que as redes sociais fornecem;
  • Crie uma conta no Google Meu Negócio e no TripAdvisor;
  • E aproveite datas comemorativas para fazer ações específicas, como no Dia dos Namorados, no Dia das Mães, etc.

Dessa forma, ao seguir as dicas e informações deste artigo, as redes sociais serão grandes aliadas para o sucesso e crescimento do seu restaurante!

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