idosos


Cuidar de uma pessoa na terceira idade, muitas vezes não é uma tarefa fácil. E uma das grandes preocupações que se tem é sobre como deixar a casa segura para idosos.


Afinal, pessoas de mais idade, que já passaram dos 65 anos, não possuem a mesma agilidade, reflexo e mobilidade que tinham quando eram mais jovens.


E como consequência, o risco de quedas, esbarrões e acidentes é muito maior.


Por isso, é de suma importância se atentar a alguns aspectos para proporcionar uma casa segura para idosos… 


Quer saber quais são eles? Então continue acompanhando a leitura com atenção!

Dicas essenciais para deixar a casa segura para idosos

1. Iluminação


Existem diversos motivos para investir em uma boa iluminação, quando falamos em deixar a casa segura para idosos. 


E o principal deles é ajudar o seu ente querido a enxergar melhor as coisas, e não só quando estiver de noite, mas de dia também, visto que muitos idosos sofrem com problemas de visão.


Salas, quartos, corredores e escadas mais escuras, por exemplo, podem levar o idoso a tropeçar, bater ou esbarrar em objetos/móveis e/ou cair - e claro, ninguém quer que isso aconteça.


Portanto, a primeira dica para deixar um lar mais seguro para pessoas idosas, é garantir uma boa iluminação em todos os cômodos da casa.


2. Organização


Assim como utilizar uma iluminação melhor, manter a organização na casa é outra dica essencial para que o idoso possa viver melhor e com mais segurança.


Afinal, se houver muitas coisas espalhadas pela casa e o idoso tiver dificuldades para enxergar e/ou se locomover, as chances dele tropeçar, cair e se machucar são grandes.


Então, para manter a casa mais segura, procure deixá-la sempre limpa e organizada, de modo que o caminho fique livre para o idoso poder transitar sem riscos e obstáculos.


E falando em obstáculos, vale a pena mover os móveis maiores contra a parede para criar passagens mais abertas em toda a casa, além de remover tapetes (se houver) e esconder qualquer fio ou cabo que esteja no meio do caminho.

3. Pisos antiderrapantes e barras de apoio


De todos os lugares da casa, o banheiro pode ser um dos mais perigosos para pessoas idosas.


Isso porque, este cômodo é geralmente feito de piso de cerâmica, onde a água pode se acumular, criando uma superfície mais lisa, que pode gerar escorregões e quedas.


Portanto, para deixar a casa segura, procure instalar pisos antiderrapantes e também algumas barras para que o idoso possa se apoiar - e não só no banheiro, mas em todos os cômodos que considerar necessário.

4. Cama 


Dependendo da dificuldade ou doença que uma pessoa idosa tem, até uma simples ação como levantar da cama pode ser um risco…


Por isso, é de suma importância assegurar que a cama de seu ente querido esteja ajustada para ele entrar e sair dela facilmente - e para isso, ela deve ter altura e tamanho adequados.


Além disso, certifique-se de que haja um telefone por perto, bem como uma cadeira firme e confortável com braços, para que ele possa se sentar e se apoiar.

5. Maçanetas


Maçanetas duras e que exigem um certo esforço para poder manuseá-las, definitivamente não são as melhores opções quando falamos em deixar a casa segura para idosos.


Então, em vez de optar por elas, dê preferência para maçanetas de alavanca, pois são mais fáceis de serem utilizadas, visto que não requerem tanto esforço para serem acionadas.


Quanto mais você facilitar para o idoso, melhor será.

Dica extra: serviço de home care


Seguir as cinco dicas que apresentamos para você até o momento, já será de grande valor para deixar a casa mais segura para seu ente querido.


No entanto, muitos idosos, por conta de limitações, doenças, entre outros problemas e condições, possuem certas dificuldades e desafios no dia a dia para conseguir viver de forma segura e até mesmo digna.


Por isso, uma dica extra que separamos e que pode ser extremamente relevante para você e seu ente querido, é investir em um serviço de home care.


Assim, um profissional, conhecido como cuidador de idosos, irá auxiliar o seu ente querido em diversas tarefas e necessidades básicas do dia a dia - inclusive, na organização dos ambientes para que eles sejam os mais agradáveis e seguros possíveis!


Portanto, se você quer proporcionar mais saúde, bem-estar e qualidade de vida ao seu ente querido - e, por conta da rotina, compromissos, entre outros aspectos, você não consegue dar tanta atenção a isso - é interessante investir em um serviço de home care.


Dessa forma, o idoso terá todos os cuidados necessários para continuar vivendo bem e não precisará sair do conforto do seu lar.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem