É primordial que, ao organizar o estoque e os materiais da sua empresa, você tenha total controle sobre tudo o que entra e sai, conheça a disposição dos produtos e saiba o que precisa ou não ser reposto.
Siga essas 4 dicas e melhore a gestão de materiais do seu negócio
Entenda a importância dessa prática
O primeiro passo é compreender a relevância desse método e porque você precisa levá-lo a sério. A princípio, um dos grandes objetivos da gestão de materiais é garantir que o que está sendo armazenado esteja respeitando a quantidade recomendada.
Por exemplo, caso seu nível de estoque esteja abaixo do ideal, é provável que você não consiga contemplar as solicitações dos seus requisitantes. Da mesma forma, um estoque inchado gera obsolescência e traz prejuízos em razão da mercadoria parada.
Desse modo, o gerenciamento de materiais exerce um papel fundamental na busca pelo equilíbrio entre as etapas de comercialização, organização e produção.
Faça o inventário dos produtos
Essa parte do processo está relacionada ao cálculo feito somando o valor dos materiais armazenados. É essencial estabelecer uma periodicidade para a realização dessa tarefa, pois somente assim será possível observar aspectos como:
- Redução de desperdícios;
- Estoque em dia;
- Identificação de problemas com os insumos;
- Melhora no atendimento ao consumidor.
Em síntese, a confecção do inventário evitará que você compre suprimentos sem necessidade, garantindo que não haja desperdícios. Além disso, essa prática permite que os gestores consigam identificar falhas no procedimento, que por sua vez podem levar a extravios e avarias.
Planeje a longo prazo
Quando se tem informações sólidas referente a disposição dos materiais presentes na empresa, torna-se possível elaborar planejamentos a longo prazo.
Desse modo, fica mais fácil entender o modo de funcionamento do fluxo de produtos e assim estabelecer procedimentos de entrada e saída de insumos.
Assim, para que essa gestão se dê de forma eficiente, leve em consideração esses dois panoramas:
Montante mínimo de materiais
Seja para evitar perda de clientes ou para suprir as necessidades internas da empresa, é essencial saber a contagem mínima de produtos para que você não fique na mão. Isso permite que o gestor responsável determine a quantidade mínima que um item pode chegar, sem que isso configure escassez.
Quantidade máxima de estocagem
A falta de mercadoria pode trazer diversos problemas para a sua empresa, entretanto, o excesso dela também. Ou seja, o espaço de armazenagem que você possui precisa comportar a quantidade de itens adquiridos.
De modo geral, o objetivo aqui é entender qual o limite máximo de mercadorias a serem estocadas. Isso vai fazer com que você direcione seus investimentos de maneira mais assertiva e evite desperdícios.
Adquira um software de gestão
Já se foi o tempo onde o gerenciamento de materiais era feito manualmente por meio de planilhas no Excel. Em suma, as empresas entenderam que essa prática não só demanda mais tempo, como também é responsável por uma quantidade imensa de erros e retrabalho.
Nesse sentido, um software de gestão vai te ajudar a automatizar tarefas simples e complexas, permitindo que seus funcionários se concentrem em outros pontos que demandam mais atenção.
Além disso, uma boa solução de gerenciamento melhora o fluxo de entregas, uma vez que ela centraliza boa parte das tarefas e promove o trabalho em equipe.
Veja que a Sal Solutions desenvolveu um software completo para que a sua empresa obtenha total controle do estoque, com funcionalidades que irão te ajudar a localizar, endereçar, reparar e ordenar os insumos disponíveis.
Desse modo, acesse nosso site e venha conhecer a solução em gestão de materiais para telecom da Sal Solutions.
Postar um comentário