Cpap


O CPAP é o equipamento responsável por levar ar para os pulmões dos pacientes por meio de uma máscara de oxigênio, sendo bastante utilizado no tratamento da apneia obstrutiva do sono e de problemas relacionados ao ronco.

Mas, com tantos modelos disponíveis no mercado, como escolher o ideal para cada tipo de pessoa? Fique com a gente até o final deste artigo e descubra. 

Confira a prescrição médica 

Antes de adquirir o seu CPAP, primeiro, você precisa realizar o exame de polissonografia. Feito o exame, é provável que o próprio médico já deixe anotado o tipo de CPAP recomendado para o seu caso. 

Entretanto, é preciso que você cheque informações adicionais, como por exemplo o tipo de tecnologia que o aparelho precisa ter. Adaptação de CPAP ou de CPAP nasal e CPAP Oronasal são algumas das anotações que você pode encontrar na sua receita.

Pressão ideal do tratamento  

Esse é um dos questionamentos mais comuns ao adquirir o produto, vez que muitas pessoas se confundem na hora de conferir a pressão. Em síntese, estar atento a essa etapa é fundamental para que a quantidade de ar gerada pelo CPAP possa aliviar os sintomas da apneia do sono.  

Dito isso, vamos imaginar que o seu médico tenha recomendado um CPAP com pressão entre 4cm/H2O e 8cm/H2O. Nesse caso, um dispositivo simples ou que possua alívio expiratório será suficiente.

Por outro lado, se o nível de pressão estiver entre 9cm/H2O e 12cm/H2O, será necessário adquirir um dispositivo mais potente – provavelmente um automático – para que seu tratamento se dê de forma eficiente.


Por fim, para pressões entre 13cm/H2O e 18cm/H2O, somente o CPAP automático pode ser receitado, e para pressões acima dessa faixa, utiliza-se o BiPAP.

Alívio expiratório 

O alívio expiratório promove mais conforto para o paciente na hora de dormir, acompanhado sua respiração e fazendo com que o fluxo de ar circule com mais facilidade. A configuração do alívio expiratório é feita em níveis, podendo ser o 1, 2 ou 3.

Pressão fixa 

O CPAP pressão fixa, como o próprio nome já diz, mantém a pressão do equipamento inalterada. Assim, tanto os modelos mais básicos, quanto os que contêm alívio expiratório, servirão para você

Fixo ou automático: qual o melhor?

A escolha do CPAP fixo ou automático deve ser feita pelo seu médico. Em suma, não existe melhor ou pior, e sim aquele que atende melhor às suas necessidades. Conforme falamos no início do artigo, a pressão do tratamento é o que vai definir o modelo a ser adquirido. 

Como escolher a máscara certa? 

A princípio, homens que usam barba possuem mais dificuldade para se adaptar ao CPAP. Porém, para aqueles que não querem abrir mão dos pelos faciais, as máscaras em gel e as que contêm almofadas nasais são as mais recomendadas. 

A primeira opção consegue se adaptar ao seu rosto com mais facilidade, já a segunda é conectada diretamente à narina, tendo pouco ou quase nenhum contato com a pele da face. 

Com relação às mulheres, modelos como a Máscara nasal Swift e a Máscara facial Quattro FX, da ResMed, se encaixam perfeitamente ao rosto e promovem uma noite de sono bastante tranquila.

Agora que você aprendeu a escolher o seu CPAP, saiba que é possível alugar seu aparelho hoje mesmo acessando o site da Physical Care. 

A Physical Care é uma empresa especializada no aluguel de produtos para terapia respiratória, fornecendo aparelhos como CPAP aluguel, umidificadores, BIPAP e muitos outros. 

Para saber mais, não deixe de visitar a nossa página na web e conferir as nossas condições especiais.


Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem