TCC


O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), também conhecido por monografia, é o principal e mais importante trabalho acadêmico que o estudante universitário desenvolve ao final do curso de graduação, a fim de validar sua capacidade intelectual e garantir seu diploma de graduado após aprovado. Essa obra científica demanda esforço e dedicação do discente, pois é um trabalho que abrange todos os aspectos, desde estrutura e escrita científica até formatação em concordância com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O TCC é visto como algo complexo ou difícil, pois a maioria dos estudantes não estão acostumados a desenvolver um projeto desse porte. Ao ingressar no curso de graduação, o estudante inicia sua jornada na vida universitária possuindo habilidade em técnicas de redação, considerando conhecimento nos elementos de coerência e coesão da língua portuguesa. No entanto, é importante destacar que, conforme reportagem do site Brasil de Fato (2022), 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro na vida. Desse forma, sem leitura (entrada de informações), a qualidade da escrita em uma redação dissertativa, argumentativa, técnica ou científica fica comprometida. De fato, sem leitura a criatividade não é estimulada e, em muitos casos, o estudante não tem ideia para elaborar uma boa redação. Assim sendo, caso o estudante ingressante na universidade ainda não possua hábito de leitura, é essencial desenvolver para que ele evolua sua escrita seja na elaboração de relatórios, trabalhos acadêmicos e trabalhos técnicos das disciplinas.


Dicas para fazer o TCC

Para que o TCC fique mais simples de ser elaborado, ter contato com as técnicas de metodologia científica durante a graduação ajuda bastante. Nesse caso, o aluno pode se voluntariar em um projeto de iniciação científica (PIBIC) em algum tema que ele possua interesse, fazendo um contato e elaborando um projeto com um professor pesquisador. É uma forma de adquirir experiência nos métodos de pesquisa que irá ajudar o discente a desenvolver sua capacidade intelectual de realizar uma leitura mais crítica em temas específicos, deixando-o apto a fazer uma monografia com mais tranquilidade no final do curso.

Outro fator que traz a percepção de o TCC ser difícil é o tempo para elaboração. Esse trabalho acadêmico não é algo rápido de ser feito, como em uma semana, principalmente se o estudante não tiver experiência prática com metodologia científica. Há estudantes que deixam para elaborar o TCC próximo do final do semestre, gerando uma certa pressão psicológica somado à ansiedade. Nessa situação, caso o mesmo discente não consiga entregar o documento no prazo estabelecido, irá receber a informação de seu orientador de que a defesa de seu trabalho acadêmico final será adiada para o próximo semestre, o que pode ocasionar um certo desconforto no estudante, principalmente se ele deseja formar no respectivo semestre corrente.

O TCC pode ficar difícil de ser elaborado quando o estudante tem dificuldade para escolher um tema e não entra em acordo com o orientador escolhido. Este pode direcionar o estudante por um caminho que ele discorda ou não acha viável, gerando assim divergência no processo de construção do TCC. Como a direção da produção de conhecimento da monografia não está definido, isso pode gerar desgaste para o estudante. A primeira opção é o estudante aceitar a recomendação proposta, pois o professor possui mais experiência. Já a segunda opção é o estudante mudar de orientador ainda no início da elaboração do TCC, pois uma tomada de decisão tardia pode custar caro.

Com base no exposto, para que os estudantes deixem de ter a percepção de que o TCC é difícil é essencial (1) criar o hábito de leitura, (2) aprender a elaborar relatórios durante a graduação, (3) adquirir contato prévio com metodologia científica, (4) ter iniciativa para a realização de tarefas, (5) aprender a gerenciar o tempo, (6) aprender a entregar as atividades acadêmicas dentro do prazo e (7) desenvolver seu grau de responsabilidade e compromisso com atividades profissionais.

Assim sendo, o estudante estará mais apto a encarar a elaboração do TCC com maior seriedade e compromisso. Além disso, quando uma tarefa é considerada difícil é necessária segmentá-la em subtarefas, a fim de poder executá-la com eficiência. Existem as etapas de elaboração do TCC abrangendo a escolha do tema, revisão de literatura, elaboração da introdução, construção do referencial teórico, desenvolvimento da metodologia, execução do estudo, obtenção e discussão dos resultados, conclusão do trabalho, elaboração dos elementos pré-textuais e elaboração dos elementos pós-textuais.


Conclusão

Portanto, fazer um TCC não é difícil desde que o estudante desenvolva suas habilidades profissionais e pessoais citadas antes de se matricular em tal componente curricular, e esteja maduro o suficiente para lidar com as exigências que esse trabalho acadêmico de final de curso exige. A depender da universidade, fazer um TCC pode levar de 1 a 2 semestres desde que o discente esteja focado e determinado no desenvolvimento desse projeto acadêmico.

>> Para mais informações sobre TCC, conheça o TCC Tranquilo.


Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem