pontes do mar


Se você já esteve em uma praia ou viajou por águas profundas, provavelmente já se perguntou como essas incríveis estruturas são projetadas e construídas para conectar terras separadas por vastos corpos de água. 

É verdadeiramente fascinante observar como engenheiros e construtores são capazes de superar desafios técnicos e logísticos para criar pontes impressionantes que facilitam o nosso transporte e conectam comunidades inteiras. 

Neste artigo, vamos explorar os principais métodos e técnicas utilizadas na construção de pontes marítimas, desde a fase de planejamento até a conclusão da obra. Prepare-se para desvendar os segredos por trás dessas maravilhas da engenharia!

Como As Pontes Do Mar São Construídas?

Você já teve a oportunidade de passar por cima de uma grande ponte, como a ponte Rio-Niterói ou a famosa ponte Golden Gate, na Califórnia? É impressionante como essas construções conseguem se sustentar acima das águas e garantir a segurança de milhares de carros que as atravessam todos os dias. Mas qual o segredo por trás dessas maravilhas da engenharia?

Tubulões e caixões: alicerces fundamentais

Antes de partir para o processo de construção das pontes, é importante destacar dois elementos essenciais: os tubulões e os caixões. Essas estruturas servem como alicerces para o projeto e fazem parte do trabalho inicial da construção.

Os tubulões são segmentos circulares, com aproximadamente 3 metros de diâmetro, que funcionam como fundações profundas. Eles são construídos em terra firme e depois levados até o fundo das águas. Já os caixões podem ser feitos de concreto armado ou aço e ajudam a escavar o solo e construir os pilares. Ambos são fundamentais para garantir a sustentação das pontes.

O processo de construção das pontes sobre a água

Após um mapeamento geotécnico detalhado do terreno submerso, é realizada uma terraplanagem para nivelar o solo antes da construção dos tubulões. Essa fase requer muitos cálculos e precauções para garantir a estabilidade da estrutura.

Uma vez concluída a terraplanagem, é hora de usar os tubulões como base para o assentamento. Uma escavação é feita para criar um poço de um metro e meio a dois metros de profundidade. Em seguida, é colocado um molde de madeira ou metal ao redor da ferragem do tubulão. À medida que a escavação avança, um dispositivo de bombeamento de água é acionado para que o concreto seja utilizado como base para a ponte.

A fundação é ampliada para garantir uma melhor sustentação do alicerce, aproveitando ao máximo a resistência do solo. Após a realização de inspeções e verificações de dimensões, o tubulão é preenchido com concreto, e a estrutura de metal pode ser aproveitada como parte do pilar.

Acima dos tubulões, é construído um bloco de concreto, que servirá como base para o macaqueamento e restante da ponte. Essa base pode dar a impressão de estar flutuando na água, mas na verdade possui uma coluna de sustentação embaixo.

Caixões e a ponte Akashi-Kaikyo

Além dos tubulões, existem os caixões, que também são utilizados para a construção de pontes sobre a água. Eles podem ser feitos de concreto armado ou aço. Um exemplo famoso é a ponte Akashi-Kaikyo, considerada a maior ponte suspensa do mundo, que liga as cidades japonesas de Kobe e Awaji.

Para criar essa ponte, foram utilizados caixões de aço com 80 metros de largura e 70 metros de altura. Esses caixões foram projetados em solo firme e, posteriormente, elevados até o local de instalação. Após a cura do concreto, a estrutura estava pronta para receber os pilares. A ponte Akashi-Kaikyo foi construída para resistir a tsunamis, terremotos e tufões.

Resistência a fenômenos naturais e curiosidades

As pontes sobre a água são projetadas para resistir a diversos fenômenos naturais. Por exemplo, a aerodinâmica da estrutura é cuidadosamente planejada para não causar resistência aos ventos. Já para suportar terremotos, as torres de sustentação dos cabos são feitas de aço, capazes de absorver o choque e se movimentar conforme a terra se movimenta durante um tremor.

Curiosamente, a ponte Akashi-Kaikyo resistiu a um grande terremoto antes mesmo de sua conclusão. Um tremor de terra fez com que a ponte se afastasse um metro de uma de suas extremidades. No entanto, apenas um ajuste no vão central foi necessário, mostrando a resistência e confiabilidade da estrutura.

Conclusão

A construção de pontes sobre a água é uma verdadeira obra de engenharia. Utilizando tubulões e caixões como alicerces, os engenheiros conseguem construir estruturas seguras e resistente. Além disso, as pontes são projetadas para enfrentar fenômenos naturais, como ventos fortes e terremotos.

A próxima vez que você passar por cima de uma ponte, lembre-se do trabalho complexo e minucioso que foi realizado para tornar essa travessia possível. A engenharia não para de nos surpreender!

E então, você sabia de todos esses detalhes sobre as pontes sobre a água? Deixe seu comentário e compartilhe suas curiosidades. Até a próxima!


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