Brincadeiras educativas para pais brincarem com seus filhos

Com as aulas canceladas, com o objetivo de reduzir a disseminação do contagioso Coronavírus, as crianças em todo o país estão em suas casas passando mais tempo com os pais, que também não estão saindo para trabalhar.

Então, o que os pais devem fazer neste momento para divertir e educar as crianças?

Buscar por alternativas para essa solução é muito importante, não somente para a criança que poderá se sentir muito entediada e irritada com a falta de rotina, mas também para a tranquilidade dos pais.

Se você não tem ideia do que fazer neste momento, você precisa conferir a lista que fizemos com brincadeiras educativas para pais brincarem com os seus filhos.

Confira a seguir!

Opções de brincadeiras educativas para pais e filhos durante a quarentena

Se você está preocupado porque seus filhos não estão indo para a escola, temos uma boa notícia para te dar. Felizmente, o aprendizado das crianças não acontece apenas nas salas de aula.

Mesmo com o isolamento social, as crianças podem continuar a aprender através de brincadeiras educativas, que além de contribuírem de forma educativa também irão mantê-los ativos.

Assim, quando as escolas voltarem a funcionar, os seus filhos irão retornar às salas de aulas com lembranças felizes e mentes preparadas para aprender muito mais. Veja a seguir a lista que separamos:

Aposte nos brinquedos educativos

A primeira opção de nossa lista com certeza precisa ser os brinquedos educativos. Hoje, existem diferentes opções disponíveis no mercado e você pode as utilizar para objetivos como alfabetização, matemática e anatomia, por exemplo.

Por mais que os brinquedos sejam uma opção que já vem pronta da loja, você também pode participar junto com eles. Inclusive, existem alguns brinquedos que irão demandar a sua ajuda.

Além disso, existem muitas opções de brinquedos que incentivam a criatividade e imaginação das crianças. Quem não se lembrar do Playmobil? Essa opção conquistou crianças e adultos em todo o mundo e até hoje é um excelente brinquedo para se estimular a criatividade.

Façam a montagem de quebra-cabeças 

Os quebra-cabeças estimulam poder cerebral e pensamento crítico para que as peças sejam juntadas. Comprar um quebra-cabeça grande para montar em família nas próximas semanas pode ser uma ótima forma de se relacionar durante a quarentena.

Além de proporcionar o estímulo cerebral, essa opção também manter a família reunida, participando de uma mesma atividade e com o mesmo objetivo.

Utilize materiais de arte

Pintura, desenho ou artesanato? Todas essas são opções irão proporcionar diversão para pais e crianças. Você pode optar por livros ilustrados, telas de pintura, materiais de artesanato, entre diversas outras opções.

Além de manter o foco, o trabalho de arte também requer concentração e estimula a criatividade. Enquanto as crianças estiverem fora da escola, isso provavelmente os ajudará a mantê-los educados e criativos.

Organize uma caça ao tesouro

À primeira vista, esta brincadeira pode parecer ter apenas um objetivo: encontrar o tesouro. De fato, esse realmente é o objetivo. No entanto, o que algumas pessoas não sabem, é que essa brincadeira consegue ser muito efetiva para a alfabetização das crianças.

Reconhecimento de letras, escrita e leitura estão presentes nas instruções que você deve deixar para que o tesouro seja encontrado. Além disso, você pode contar uma história nas instruções e usar sons e músicas durante o jogo.

Esconda um item em algum lugar na casa e escreva dicas para os seus pequenos piratas.

Realizem atividades científicas

As experiências científicas são um verdadeiro show visual e podem ser muito divertidas. Uma excelente opção para você fazer junto com os seus filhos é a criação de um vulcão em erupção.

Separe um copo plástico com dois terços de água e adicione cinco colheres de sopa de bicarbonato de sódio, uma colher de chá de detergente e gotas de alguma tinta que seja lavável. Misture os materiais, coloque o copo no chão e forme um monte de terra, ou monte alguma estrutura parecia com um vulcão ao redor, logo abaixo da borda.

Para que o “grande erupção” aconteça, coloque uma xícara de vinagre e vocês terão a lava. Além de ser um trabalho em conjunto, seus filhos ainda terão uma grande experiência científica.

Crie uma rotina para os seus filhos

Por mais que esse seja um momento delicado para todos nós, é importante que você crie uma rotina não somente para você, mas também para os seus filhos.

Principalmente se você está trabalhando de home office, é extremamente importante que você crie um rotina. No começo, é normal que as crianças tenham uma certa resistência, mas com o tempo elas irão se adaptar.

Defina horários para comer, dormir, acordar, brincar, etc.

Dessa forma, você e a sua família irão conseguir passar por esse momento de forma mais organizada e tranquila e, depois que tudo voltar ao normal, terão boas memórias e até mesmo novos hábitos.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem