SEO para pequenas empresas

Pequenas empresas têm muito a se beneficiar do SEO. Não é exagero dizer que as empresas que não praticam SEO estão em situação muito pior do que as empresas que investem no marketing em mecanismos de busca.

O SEO oferece várias vantagens aos proprietários de pequenas empresas e é isso que discutiremos neste artigo.

Primeiramente, antes de você pensar em melhorar seu SEO, você tem de entender o tipo de necessidade que a sua pequena empresa atende ao consumidor:
  • Em primeiro lugar, quando e onde o consumidor entende que precisa do seu serviço?
  • Em segundo lugar, o consumidor está fora de casa, usando seu smartphone? Ou, está em casa, usando o computador ou tablet?
  • Em terceiro lugar, o consumidor busca preencher um desejo pessoal, como comer bem, ou passar algum tempo em um lugar legal?
  • Ou, o consumidor busca a você durante um evento disruptivo, como problemas estruturais ou pessoais?
Em princípio, são essas as perguntas que definirão a forma que seu consumidor buscará sua pequena empresa na internet, através dos mecanismos de busca. Isto é, esta informação irá definir sua pesquisa de palavra-chave e sua criação de conteúdo, dentre muitas outras tarefas.


SEO para pequenas empresas


1 – Corrija seus problemas técnicos de SEO

O site de sua pequena empresa pode parecer bonito do lado de fora. Todavia, se ele tiver problemas técnicos escondidos, isso decididamente impactará o tráfego. Portanto, antes de embarcar em alguma campanha de geração de conteúdo, dedique-se a consertar seus problemas técnicos durante a estratégia de SEO.

2 – Estruture seu site

Certamente, você precisará de uma estrutura sólida, de forma que os mecanismos de buscas possam indexar perfeitamente sua página.

Problemas a resolver
  • Velocidade;
  • Conteúdo duplicado;
  • Links que não funcionam;
  • Páginas não-otimizadas.

3 – Otimize suas páginas

De fato, otimizar suas páginas significa mais do que colocar palavras-chave. Primeiramente, você deverá desenvolver conteúdo de qualidade que esteja estruturado, mas, usando características naturais para as palavras-chave definidas.

O que otimizar?

Em outras palavras, você deverá otimizar:
Quando você estiver otimizando e construindo o seu conteúdo, você deve pensar sobre termos que se refiram diretamente à sua audiência.

4 – Otimize o Google Meu Negócio

Por consequência, a ferramenta Google Meu Negócio deve ser um ponto importante de qualquer negócio pequeno. É gratuita, fácil de atualizar, e pode gerar um impacto gigantesco.

O primeiro passo em direção de otimizar sua empresa no Google Meu Negócio é cadastrando seu perfil.

5 – Descubra os seus competidores para fazer melhor

Provavelmente, a competição online pode ser muito diferente da competição com as empresas da sua região.

Por isso, para fins de SEO, nós devemos nos preocupar mais com os sites que aparecem nas 5 primeiras posições nos resultados de pesquisa do Google para as suas palavras-chave definidas. Logo, são estes os competidores que você deve analisar.

O que deve ser analisado?

Ao pesquisar seus competidores, tente descobrir o seguinte:
  • Em primeiro lugar, quais são as posições dos sites nas pesquisas do Google;
  • Em segundo lugar, quantas páginas eles têm indexadas;
  • Logo após, qual é estrutura de seu site;
  • Em sequência, qual é a qualidade do perfil no site;
  • Por fim, qual é velocidade da página, que é um fator importante no algoritmo de posicionamento do Google.

Conquiste a otimização

Em suma, seguindo o passo-a-passo para construir do zero o SEO da sua pequena empresa, você conseguirá estar bem posicionado nas ferramentas de busca. Dedique tempo e recurso, se possível, a implementar essas dicas fundamentais. Deste modo, você terá grandes chances de alcançar uma audiência maior.

No mais, a sua audiência será interativa e engajada, o que lhe possibilitará ampliar a conversão desta audiência em vendas ou contratos. Afinal, não é esse o propósito da adoção da estratégia de SEO na sua pequena empresa?

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem