administrar pequenas e médias empresas durante crise

Conforme o Coronavírus deixa de ser apenas uma crise de saúde e passa a ser também ser uma crise econômica, as pequenas e médias empresas começam a enfrentar momentos difíceis que estão exigindo esforços e decisões.

Ainda é cedo para estimar os dados que a pandemia irá provocar na economia, mas as pequenas e médias empresas já estão ou em breve irão enfrentar uma crise de liquidez, o que pode trazer diversos problemas.

No entanto, mais do que nunca, é necessário que empresários criem e apliquem estratégias que os ajude com a administração de seus negócios.

Quando a crise passar, iremos nos deparar com diversas mudanças, principalmente no comportamento do consumidor. Portanto, é importante buscar por soluções para agora e para a pós-crise, para que assim seja possível dar continuidade ao seu negócio.

No momento atual, é normal que empreendedores se sintam confusos e perdidos quando se trata de gestão empresarial. Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para administrar pequenas e médias empresas durante crise.

Continua a leitura para conferir!

As dicas mais importantes para administrar empresas durante a crise

No momento de abrir uma empresa, os empreendedores podem ter diferentes tipos de formação, mas não necessariamente a de administração de empresas. Hoje, é comum vermos empresários que vêm de outras áreas, mas decidem abrir o seu próprio negócio.

No entanto, para se ter sucesso é essencial entender do negócio. Mesmo que você tenha funcionários que são responsáveis por cada área da sua empresa, você precisará tomar decisões para mantê-la estável e/ou em crescimento, principalmente quando falamos em períodos de crise.

Se você não sabe quais atitudes tomar neste momento, a lista de dicas que separamos poderá te ajudar! Veja a seguir!

Proteja o capital de giro da empresa

Algumas empresas já estavam endividadas antes mesmo do início da crise, o que significa que contam com pouco capital de giro. Elas precisam manter esse caixa, caso contrário, poderão não sobreviver aos próximos meses. Este é o momento de preservar qualquer capital que for possível, não somente na vida empresarial, mas também na pessoal.

Tudo o que for possível, deve ser renegociado com o objetivo de tentar conter despesas, com os fornecedores, contratos de locação e despesas bancárias. Também é importante fazer previsões das despesas para evitar criar gastos que não sejam essenciais para manter o negócio.

Faça a revisão de contratos com os fornecedores

É possível solicitar uma revisão de contratos com os fornecedores, principalmente quando falamos em locação de espaços. Caso o contrato seja desproporcional entre contratante e contratado, ele poderá passar por uma revisão, evitando que exista alguma consequência judicial e negativa para a pequena ou média empresa.

Isso é possível porque uma locação de condomínio, ou lojas, por exemplo, é injusta com o empresário que terá que manter o seu negócio fechado durante a quarentena.

Para fazer esse tipo de revisão, é muito importante que você consulte um advogado antes de tomar qualquer atitude. Se você ainda não tem um profissional para te ajudar com questões jurídicas, você pode pesquisar por pessoas que tenham formação em curso de direito em Brasília, caso você seja da cidade, por exemplo, assim você poderá encontrar bons profissionais próximos a você.

Tome decisões relacionadas aos seus funcionários

Para algumas pequenas e médias empresas será muito difícil conseguir manter o quadro atual de funcionários. Porém, dependendo da área de atuação do seu negócio, é possível encontrar e oferecer algumas soluções.

Você pode estabelecer a realização de home office, adiantar férias, usar banco de horas e deixar apenas como última opção a demissão. Essas são algumas medidas que muitas empresas já adotaram ou vão adotar nos próximos dias em relação aos seus funcionários.

É muito importante que você realize tudo de acordo com as leis trabalhistas e também verifique quais sãos as atualizações do governo sobre o assunto.

Busque por auxílios de bancos e governo

Muito ainda está sendo discutido sobre o auxílio que bancos e o próprio governo irá proporcionar para as empresas. No entanto, já comece a pesquisar por opções e fale com o seu gerente do banco para verificar as possibilidades disponíveis.

Nesse momento, toda a ajuda financeira que você conseguir para o seu negócio, será muito bem vinda. Só lembre-se de realizar pesquisas e avaliar as opções oferecidas pelos bancos - caso consulte mais de uma opção – para escolher a que melhor atende às suas necessidades.

Solução para continuar vendendo durante a crise

Se você está buscando por uma opção para continuar vendendo durante a crise, saiba que sim, é possível! A solução para vendas durante a pandemia de coronavírus é a realização de vendas por lojas virtuais. Nas últimas semanas, essa opção vem ganhando destaque e chamando a atenção de empresários.

Dependendo da sua área de atuação, produtos ou serviços, a venda pela internet é a solução para o momento.

Agora que você já conferiu algumas dicas que separamos para você sobre como administrar empresas durante a crise, é importante deixarmos claro que essas são apenas algumas opções que poderão te ajudar nesse momento.

Esteja atento às necessidades do seu negócio e sempre busque pelas melhores opções!

Leia mais:

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem