Planos de saúde

Geralmente quando as pessoas decidem contratar um plano de saúde é porque desejam ter tranqüilidade, contudo, a maioria acaba errando na hora de escolher um plano e na maioria das vezes isso ocorre por falta de informações. Veja nesse post 5 lições do dia a dia sobre planos de saúde

Já imaginou adquirir um plano de saúde, pagar todo mês e na hora que precisar não ter o serviço prestado o serviço de que necessita? Muita gente só descobre isso depois de algum tempo e a frustração é inevitável. Por isso antes de contratar é melhor pensar bem no que precisa e verificar qual plano oferece os atendimentos que vão suprir suas necessidades. É interessante também se inteirar sobre as mudanças sofridas pelos planos que foram instituídas por parte da Agência Nacional de Saúde. 

Conheça também: Quais são os tipos de cólica?

5 lições do dia a dia sobre planos de saúde

  • Primeiro você deve saber sobre a cobertura do plano. Se o mesmo é regional, nacional ou também internacional. Caso você viaje muito para fora do país prefira um com cobertura internacional, do contrário um nacional já está de bom tamanho. Os planos com cobertura regional muitas vezes possuem um valor mais acessível. 
  • A segunda coisa que você deve procurar saber é sobre a realização de exames. A Agência Nacional de Saúde determina uma lista sobre consultas, exames e tratamentos que os planos de saúde são obrigados a oferecer, entretanto algumas operadoras oferecem outras opções por conta própria, por isso é bom conversar com o vendedor do plano. Todos os procedimentos que estão na lista da ANS são de direito do contratante. 
  • A terceira das 5 lições do dia a dia sobre planos de saúde é à cerca do serviço de internação. Você deve, por exemplo, prestar atenção se o plano que pretende contratar cobre internações, pois alguns não oferecem esse procedimento. Existem planos que são do tipo hospitalar sem obstetrícia e outros com obstetrícia. Esse segundo oferece internação o primeiro não. 
  • A quarta coisa é verificar quais são as redes credenciadas ao seu plano. É de suma importância saber se o plano oferece boas opções de hospitais, médicos e laboratórios. Em caso de descredenciamento de algum hospital o plano é obrigado a substituí-lo por outro equivalente e de forma alguma o novo hospital pode ter menor qualidade que o anterior. Nesse caso o consumidor precisa ser notificado com, no mínimo, trinta dias de antecedência salvo no caso de o estabelecimento cometer alguma fraude fiscal ou infração sanitária. A operadora também pode optar por descredenciar o estabelecimento e não substituí-lo, mas com a prévia autorização da ANS. 
  • A quinta das 5 lições do dia a dia sobre planos de saúde é a cobertura de Órteses e Próteses. As órteses são dispositivos que precisam ser prescritos por um médico utilizados em caso de acidentes, algumas doenças do sistema de locomoção ou de sustentação e servem para promover recuperação. Seu maior objetivo é auxiliar as pessoas a melhorar sua mobilidade. As próteses também precisam ser prescritas por um médico e servem para atender as necessidades de indivíduos que, por conta de acidentes, ficaram com seqüelas provocadas por amputação. Esse aparelho pode substituir partes do corpo ou ajudar a melhorar funções naturais que sofreram transformações. 
Se você deseja esse tipo de cobertura precisa escolher um plano de saúde que seja regulamentado pela lei 9.656 de 1998, pois a lei garante a obrigatoriedade por parte dos planos em oferecer esse tipo de atendimento. É relevante saber que mesmo os planos regulamentados por essa lei podem excluir esse tipo de cobertura quando o mesmo não é conseqüência de atos cirúrgicos como no caso de coletes ortopédicos, próteses para substituir membros, óculos etc. Essa é a nossa lista de 5 lições do dia a dia sobre planos de saúde.

Leia Mais:

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem