Gerente de obras

Uma obra por menor que seja ainda assim é dividida em diversas etapas. Para garantir o cumprimento ideal dessas etapas, então é preciso que exista alguém gerenciando. Neste artigo você conhecerá mais sobre o que faz um gerente de obras! 

Se alguém disser que uma obra é semelhante a montar em quebra-cabeça, certamente essa pessoa está falando a verdade. E mais: É preciso que tudo seja encaixado devidamente pois qualquer erro causará uma tragédia humana e social. 

É por esta razão que se exige cada vez mais mão de obra capacitada e acompanhamento de pessoal específico para gerenciar cada montagem desse quebra-cabeça. 

A pessoa responsável por fazer esse gerenciamento é justamente o gerente de obras. Uma profissão que requer conhecimento amplo, além de comprometimento, liderança e competência.

As atribuições de um gerente de obras

O objetivo principal que deve ser perseguido por um gerente de obras é a equalização entre o custo da obra o prazo para entrega e a qualidade final. Por isso que sempre recomendamos que o gerente de obra utilize uma excelente planilha de orçamento de obras

Em outras palavras, é atribuída ao gerente de obra a função de cumprir com o prazo estabelecido, executar as atividades conforme o orçamento programado e entregar uma obra que atenda as qualidades exigidas pelo proprietário e pelos órgãos públicos. 

Destaca-se que esse tripé de atribuições se relaciona entre si. Isso quer dizer que havendo comprometimento em alguma das etapas, então as demais serão afetadas negativamente. 

No exemplo, é possível pensar que se uma obra atrasa no prazo, isso poderá influir em mais gastos, o que ultrapassará o orçamento, e sem recursos financeiros suficientes, a qualidade da obra poderá ser inferior a desejada. 

Veja também: Casas pré-fabricadas

Conheça a seguir outras atribuições de um gerente de obras

Administrar o projeto de obra: Nesse caso deverá haver a análise profunda do projeto da obra, e confrontar com o tamanho e qualidades do terreno. 

Administrar a mão de obra: Cabe ao gerente de obras recrutar os trabalhadores, ou então, realizar a supervisão da equipe contratada de forma terceirizada para realizar a obra. 

Administrar financeiramente a obra: Nesse caso é ele quem irá administrar a compra de insumos necessários, bem como recepcionar e verificar. Além disso, trabalhará na análise da folha de pagamento de pessoal e dos impostos. Terá de atender as regras contábeis, fiscais e jurídicas estabelecidas pelos órgãos públicos. 

Administrar a segurança da obra: Tudo que envolver a obra deverá ser executado de forma segura, tanto em relação aos funcionários como a própria edificação. Isto é uma atribuição do que faz um gerente de obra. 

Administrar a qualidade da obra: A qualidade da obra é imprescindível tanto para quem contrata, como para quem fará uso da edificação, e também para os órgãos públicos de fiscalização. Observe que a ABNT possui regras de edificação, isso para garantir a qualidade da obra. É o gerente de obra que se encarregará de administrar tudo isso. 

Administrar o cronograma: Uma obra tem data para começar e terminar. É preciso seguir estritamente o cronograma, isso só é possível se o gerente de obra estiver analisando etapa por etapa. 

Aqui estão as principais atribuições de um gerente de obra. Você percebeu que o que faz um gerente de obra é analisar em tudo todo o processo de uma edificação.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem