O marketing digital se tornou um fenômeno com o passar do tempo e vem provando que é o canal ideal para as empresas que desejam crescer e alavancar o seu negócio.
No entanto, com tanta informação na
internet e milhares de estratégias diferentes, alguns se sentem perdidos no
meio disso tudo e acabam achando que o marketing digital é uma cilada.
Em uma era onde nada é 100% confiável,
empreendedores acham que a chance de fazer dinheiro por meio da tela de um
computador ou celular é impossível.
Entretanto, isso é mais real do que se
pensa e está cada vez mais próximo de todos nós.
Lembrando que o caminho do marketing
digital não é um mar de rosas, são muitos desafios e momentos difíceis que
precisam ser enfrentados.
No entanto, também não é uma missão
impossível como muitos pensam
Por isso, hoje, iremos te explicar
desde o conceito do marketing digital até as principais estratégias para ajudar
o seu negócio a crescer, seja ele pequeno, médio ou grande.
O que é o marketing digital?
Ouvíamos falar tanto do marketing
digital, mas às vezes nem sabemos qual o seu conceito e o que ele oferece por
meio das suas diversas estratégias.
O marketing digital é composto por um
conjunto de estratégias que são aplicadas de maneira totalmente online, por
isso ele ganhou o termo digital.
Diferente do marketing convencional,
onde as vendas e a divulgação eram feitas pelo velho boca a boca, no marketing
digital tudo é feito pelo âmbito digital e traz inúmeros benefícios.
Não é novidade para ninguém o poder que
a internet e as redes sociais possuem atualmente, são milhares de pessoas
online todos os dias à procura de informação e novidades.
A tecnologia mudou completamente a
forma das pessoas consumirem, atenderem, trabalharem, estudarem e
produzirem.
Sendo assim, hoje, com alguns cliques e
em poucos segundos temos a resposta que queremos na palma das mãos.
Portanto, o marketing digital veio para
mostrar que tudo isso pode ser usado dentro dos negócios como meio de
divulgação e atração de novos clientes.
Visto que são justamente esses usuários
onlines diariamente nas plataformas digitais.
Antigamente, uma empresa que desejasse
crescer no mercado teria que gastar uma boa quantia em dinheiro com agência de
publicidade para divulgar a sua marca, o que nem sempre gerava o resultado
esperado.
Com o marketing digital, esses
empreendedores conseguem economizar esse valor.
Além de cuidar da sua própria
divulgação e acompanhar suas campanhas em tempo real por meio das redes
sociais.
O mercado digital abre espaço para todo
e qualquer tipo de negócio, seja você dono de uma loja de roupas ou um
advogado.
Por meio da internet e das estratégias
de marketing digital você consegue alavancar seus resultados de maneira rápida
e eficaz.
O marketing digital realmente veio para
virar o mercado de ponta cabeça e mostrar que as coisas estão mudando e quem
deseja crescer, precisa se adaptar a essas mudanças e abraçar as novidades e
inovações.
5 estratégias de marketing digital para aplicar no seu negócio
O marketing digital pode parecer, mas
não é um mar de rosas, é necessário muito esforço e paciência para se obter
resultados promissores por meio de suas estratégias.
Por isso, selecionamos as principais
para que você estude-as e as aplique no seu negócio, não importa qual seja e
nem o seu tamanho, essas estratégias servem para todo e qualquer tipo de
negócio.
1- Crie um plano de marketing
Assim como diversas coisas na vida, o
primeiro passo é se planejar e saber exatamente o que fazer e qual passo dar
para evitar ao máximo, erros ou prejuízos no caminho.
Por isso, é necessário fazer um plano
de marketing para o seu negócio, produzi-lo não é a coisa mais difícil do
mundo.
Entretanto, será a salvação para o seu
negócio e servirá como um guia para te mostrar o que fazer.
Em um planejamento de marketing deve-se
conter todos os passos da empresa e as metas que ela deseja alcançar em um
curto, médio e longo prazo.
Além disso, é preciso planejar os meios
pelos quais se chegar neste resultado.
Valores obtidos, materiais e
profissionais necessários também são essenciais dentro do seu plano, para que
saiba exatamente tudo o que é preciso para fazer o seu negócio crescer.
Com esse planejamento traçado, você
conseguirá dar os primeiros passos rumo ao sucesso do seu negócio, e tudo isso
de maneira responsável, planejada e eficaz.
2- Aplique em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das
estratégias gratuitas mais usadas por empresas e figuras públicas que desejam
crescer na internet e aumentar as vendas do seu produto ou serviço.
O conceito dessa estratégia baseia-se
na produção e na divulgação de conteúdo de qualidade e de valor para os
internautas.
Sendo assim, não é um conteúdo
qualquer, é algo que realmente fará a diferença na vida deles.
Provavelmente, já deve ter visto um
guru do marketing fazer uma semana de aulas gratuitas sobre redes sociais e
logo em seguida lançar o seu curso sobre marketing digital, isso nada mais é do
que o marketing de conteúdo.
Ele oferece aos seus leads,
materiais educativos sobre o assunto de maneira gratuita, isso mostra aos
internautas que aquele profissional possui propriedade no assunto e as chances
dele adquirir o produto ou serviço são ainda maiores.
Por isso, ofereça por meio de textos,
vídeos e publicações nas redes sociais, conteúdos relevantes aos seus
seguidores e mostre a eles o profissionalismo e a qualidade da sua marca.
3- Tráfego pago
Quando falamos de tráfego dentro do
universo do marketing digital, nos referimos ao público.
Sendo assim, as pessoas que chegam a
sua marca e conhecem o seu produto ou serviço, e esse público pode surgir de
maneira gratuita ou paga.
Isso significa que eles podem aparecer
por meio de uma estratégia gratuita como o marketing de conteúdo, que
mencionamos anteriormente.
Assim como por meio de uma estratégia
paga como o Twitter Ads, por exemplo.
A diferença é que por intermédio de um
anúncio pago nas redes sociais você consegue alcançar ainda mais pessoas.
Visto que usando o dinheiro investido a
própria plataforma irá entregar o seu anúncio para o maior número de pessoas
possíveis.
Além disso, você consegue filtrar o seu
público-alvo e fazer com que o algoritmo da plataforma entregue o seu anúncio
para as pessoas certas.
Isso, por meio de um baixo custo é
possível usufruir desta estratégia de maneira eficaz e rápida.
4- Seja ativo nas redes sociais
As redes sociais são as principais
ferramentas para quem deseja usar o marketing digital como meio de divulgação e
aumento de resultados.
Isso porque ela oferece um alcance
nunca visto anteriormente e permite que qualquer negócio construa a sua
história lá dentro.
Além de tudo isso, é possível construir
um relacionamento com os seus seguidores e clientes, o que gera ainda mais
intimidade entre vocês e melhora a imagem da sua marca perante o mercado.
E como todo relacionamento, o virtual
também precisa de constante comunicação, por isso, esteja sempre presente nos
perfis das redes sociais da sua marca mostrando os bastidores, a rotina e o dia
a dia do seu negócio.
Com isso, você consegue até colocar em
prática estratégias como o inbound marketing que possui pilares que defendem a
importância da comunicação e relacionamento entre a empresa e os clientes para
o sucesso do negócio.
Essa comunicação é essencial para alavancar
os seus resultados e fazer com que os seus clientes e seguidores indiquem sua
marca para outras pessoas e o seu negócio cresça ainda mais.
5- Defina o seu público-alvo
Público-alvo dentro do marketing significa um grupo de pessoas que
possuem o perfil ideal de clientes da sua marca.
Sendo assim, são as pessoas que possuem
mais chances de comprar o seu produto ou serviço.
Para definir este público, é necessário
que você saiba sobre alguns dados cruciais em relação ao seu produto ou
serviço, por exemplo:
- O que o meu produto ou serviço oferece?
- Quanto ele custa?
- Ele é destinado a homens, mulheres ou os dois?
- Qual faixa etária mais se interessa por isso?
- O que eu tenho de diferente?
- O que as pessoas querem desse produto ou
serviço?
Essas perguntas te ajudam a traçar um
caminho para definir o seu público-alvo de maneira mais objetiva e eficaz,
fazendo você saber exatamente para quem o seu produto ou serviço será
destinado.
Por exemplo, uma loja que vende roupas
de amamentação possui como público-alvo mães, de primeira viagem ou não, que
estão à procura de uma peça versátil, bonita e confortável que permita que elas
amamentem seus filhos de maneira prática e ainda se vistam bem.
Com isso, você irá saber qual tipo de
estratégia e canal de comunicação usar para atrair esse público, e isso vale
para todo e qualquer tipo de negócio e público-alvo.
Ter esse ponto bem definido dentro da
sua empresa faz toda a diferença, inclusive no seu plano de marketing que já
mencionamos lá no início, pois será este o público que comprará da sua marca e
permitirá que ela cresça no mercado.
Considerações finais
Portanto, essas são apenas algumas das
diversas estratégias de marketing digital que surgiram no mercado.
Visto que a cada dia novas informações
e estratégias são criadas para ajudar negócios e crescerem no mercado.
O fato é que o marketing digital surgiu
para mudar o mundo e tornar o sonho de abrir um negócio próprio, mais acessível
para aqueles que acham isso impossível.
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