como gravar um vídeo no celular

A maioria das pessoas acha que sabe como gravar um vídeo no celular, mas será que é realmente assim tão fácil? 

Praticamente todos os celulares lançados nos últimos anos contam com câmeras boas. Mas para gravar vídeos no celular não basta abrir o aplicativo da câmera e clicar no botão vermelho. É preciso ter um conjunto de informações para saber como gravar um vídeo no celular da melhor maneira possível.

A internet e os vídeos

A internet foi passando por uma evolução no tipo de mídia produzida e, consequentemente, consumida. Nos primórdios da era digital o texto era o método mais usado pelas pessoas para se comunicarem. Depois dos textos chegou a vez das fotos tomarem conta dos sites e dos álbuns das redes sociais. Agora, finalmente, chegou a vez dos vídeos.

Mas será que você sabe como gravar um vídeo no celular que seja bom o suficiente para ser postado? Se você tiver um perfil comercial, as exigências são ainda maiores. Hoje, com tanto acesso à informação, é inaceitável um negócio não ter qualidade nas suas mídias digitais.

Os vídeos na vida das pessoas

Hoje os vídeos ocupam um lugar fundamental e insubstituível na vida de muita gente. Algumas pessoas já não têm mais paciência para ler textos longos ou ficar acompanhando imagens, preferem consumir conteúdo audiovisual. Independente de ser streaming, canal no Youtube, stories do Instagram ou até Tiktok, o importante é ser em vídeo. 

Nessa nova era as pessoas compartilham todo tipo de coisa com vídeos. Podem ser refeições, passeios, animais de estimação, roupas, trabalho, academia, atividades de lazer ou momentos com outras pessoas. Hoje em dia qualquer momento pode ser registrado e compartilhado em vídeo, inclusive ao vivo.

Como gravar um vídeo no celular

Nesse post vamos dar algumas dicas para melhorar a qualidade dos vídeos. Se você prestar atenção, vai perceber que a maioria dos perfis de qualidade seguem esses passos. Principalmente perfis comerciais e influencers famosos. 

Modo avião

A primeira é tão básica que não é exatamente para o momento da gravação, mas logo antes. 

Ativando o modo avião você evita que notificações de aplicativos e chamadas telefônicas atrapalhem seu vídeo. Interrupções podem ser um pequeno inconveniente se você pode regravar, mas pode comprometer completamente um vídeo ao vivo, por exemplo.

Posição do celular

Essa é uma questão que não tem resposta única. A melhor alternativa vai depender de onde você vai postar esse vídeo.

Se o seu vídeo é para um canal de Youtube, por exemplo, o ideal é que a gravação aconteça na horizontal. Assim o vídeo fica bom nas telas de TV e computadores, e no celular pode ser visualizado de lado.

Já se a sua ideia é gravar um vídeo para o Tiktok ou para o Instagram, aí a melhor alternativa é gravar na vertical. 

Descubra também: Como comprar espectadores live youtube

Imagem estável

Quanto mais estável for a imagem do vídeo, mais agradável fica o resultado final. 

Se você pretende gravar um vídeo no mesmo lugar, o ideal é que tenha um tripé. Se não tiver um disponível, tente deixar seu celular apoiado de forma que ele não se mexa.

Se você vai se mexer enquanto grava, pode precisar usar algum aplicativo estabilizador. Esse tipo de app serve para manter a imagem menos tremida conforme você mexe a tela do celular.

Som

O áudio do seu vídeo também é um fator muito importante para a qualidade do resultado final. Ninguém gosta de assistir vídeos com ruídos ou que não seja possível entender o que está sendo falado. Por isso fique atento nos seguintes detalhes:

  • Local - Procure gravar seu vídeo em um local silencioso. 
  • Voz - Antes de gravar o vídeo “oficial”, faça outras gravações antes. Tente perceber o melhor lado para o qual ficar virado, e o volume ideal para a sua voz ficar audível.
  • Microfone - Usar um microfone pode resolver muitos problemas relacionados ao som. Tanto aqueles que ficam grudados na roupa quanto os que ficam atrás (ou em cima) da câmera podem ajudar.
  • Teste - Faça testes. Grave vídeos mais curtos antes de fazer o seu vídeo “oficial” e confira se é possível escutar com clareza.

Luz

Não tem como gravar um vídeo no celular no escuro (a não ser que seja de propósito), então preste atenção na iluminação. 

Se for gravar dentro de casa, procure ficar perto de janelas ou da sacada. Se sua gravação for na rua, fique atento aos horários. O ideal é gravar no começo da manhã ou no fim da tarde, quando o sol está mais perto do horizonte.

Gravações noturnas são as mais delicadas. Por mais que as câmeras dos celulares sejam muito boas, o flash não costuma ser. Se você tiver outro celular a disposição para ajudar a iluminar, melhor. Se for gravar o próprio rosto, o aspecto mais profissional é com o uso daquelas lâmpadas em formato circular.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem