saúde da boca


O cuidado com a saúde vem sendo um tema bastante presente na vida das pessoas, principalmente nas últimas décadas com o acesso à internet se popularizando e tornando o conhecimento mais abrangente. Um exemplo disso é o cuidado com a saúde bucal que vem sendo cada vez mais buscado, com destaque para o entendimento do check up bucal.


Manter a saúde bucal é um processo que deve ser cotidiano, principalmente em casa, com a realização de procedimentos simples que contribuem para a manutenção do sorriso, como:


  • Escovação após as refeições;
  • Uso de fio dental;
  • Uso de creme dental com flúor;
  • Usar enxaguante bucal.


No presente artigo abordaremos alguns elementos que são fundamentais para manter a saúde bucal em dia, como o cuidado diário em casa e também quando é necessário a ida ao dentista, que não se restringe apenas aos tratamentos específicos, como o tratamento de canal.

Motivos para ir ao dentista


A ida ao médico dentista não ocorre apenas quando há problemas bucais, como dor de dente, mau hálito ou extrações de dentes, ao contrário, a ida ao dentista é fundamental para evitar problemas e tratamentos que podem ser dolorosos e de emergência.


Separamos, a seguir, alguns motivos para manter o hábito de visitar o dentista com regularidade. 


1. Prevenir doenças


Ir ao médico dentista é essencial para prevenir doenças que podem causar a extração de dente. Por meio de exames clínicos, é possível identificar e cuidar dos possíveis problemas bucais que podem ser desenvolvidos.


2. Saúde e bem-estar do corpo


Pode parecer estranho em um primeiro momento, entretanto, a saúde bucal está diretamente ligada à saúde do restante do corpo. 


Deste modo, o acompanhamento do dentista evita sujeiras acumuladas na boca, prevenindo diversas doenças, como as cardíacas.


3. Limpeza profunda 


Além da limpeza cotidiana em casa, é preciso que, periodicamente, seus dentes e boca passem por um processo de limpeza profunda. Essa limpeza feita nos dentes é conhecida como profilaxia, e é fundamental para a saúde dos dentes e da boca.


4. Alinhamento dos dentes


Dentes desalinhados, além de interferirem na estética, também podem causar problemas no cotidiano, como dificuldade de mastigação, dores de cabeça e de ouvido. 


A ida ao dentista, identifica esse desalinhamento e então é feito a colocação do aparelho invisível que alinha os dentes e permite uma melhor mastigação.


Recomenda-se a ida ao dentista pelo menos duas vezes ao ano.


O cuidado diário em casa


Como foi dito, o cuidado diário em casa é crucial para o cuidado com a saúde bucal, pois permite que o trabalho do dentista seja mais assertivo e também evita o aparecimento de doenças. É feito de maneira simples, mas que possui benefícios poderosos. 


Assim, a escovação deve ser feita sempre após as refeições principais, e sempre que fizer alguma alimentação rápida é preciso fazer uma higienização da boca. Isso permite que doenças, como cáries, placas bacterianas e gengivites, sejam evitadas.


O procedimento para uma higiene adequada da boca, com ou sem implante dentário, acontece da seguinte maneira: antes ou depois da escovação é preciso fazer o uso do fio dental. 


O fio deve passar sobre os sulcos da gengiva e ir até o último dente. Sempre que for trocar de dente, é necessário pegar uma parte nova do fio dental.


Para a escovação se recomenda a escova macia, entretanto, a recomendação da melhor escova para os seus dentes é feita pelo dentista. A escovação deve ser feita com esta inclinada em 45º.


Os movimentos devem ser curtos e leves, de baixo para cima preferencialmente, sempre a partir da margem gengival. Na parte dos dentes superiores, é preciso fazer movimentos para cima e para baixo com a ponta da escova segurada.


Em seguida é necessário apenas enxaguar a boca e limpar a língua. Depois, para finalizar pode-se usar o enxaguante bucal.


A ida ao dentista e o cuidado com os dentes em casa atuam em conjunto e que nunca podem se separar, principalmente para garantir uma boa saúde bucal. 


Portanto, entenda sua rotina, e adeque aos hábitos de limpeza dos dentes e da boca, para que então seus dentes e sua boca sejam sempre saudáveis, bem como o resto do seu corpo. 


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem