motivação


Muitas empresas estão buscando oferecer vantagens adicionais para seus colaboradores, algumas estão investindo em comodidades como programa de massagem, refeições saudáveis à disposição, entre outros. 

E mesmo que a sua empresa tenha um orçamento disponível para benefícios, métodos tangíveis e intangíveis de motivação devem funcionar juntos. 

É importante que os colaboradores tenham ciência da importância do seu trabalho. Os benefícios materiais são ótimos para atrair pessoas, mas têm um efeito menor em retê-los.


Como motivar os colaboradores com benefícios além do salário?

Existem formas de motivar os colaboradores além de um salário competitivo no mercado. Atualmente, os colaboradores estão buscando alternativas viáveis, onde seja possível equilibrar a vida pessoal com a vida profissional, mantendo a qualidade de vida. 


Fortalecer a cultura do local de trabalho

A cultura de trabalho desempenha um grande papel na satisfação do funcionário. É relevante o número de colaboradores que relatam que suas empresas carecem de uma cultura organizacional forte e coesa, o que é muito preocupante. 

Se a cultura da sua empresa precisa ser aprimorada, comece eliminando hierarquias visíveis. 

Quando gerentes e executivos estão atrás de portas fechadas em seus escritórios, enquanto todos os outros estão em um cubículo, isso pode criar uma atmosfera de "nós contra eles" e fechar o fluxo livre de ideias que poderiam fazer a diferença nos resultados da empresa.

Outra forma de construir uma cultura de trabalho mais forte é ter todos na mesma página e seguindo as mesmas diretrizes, com uma política interna bem estruturada e uma comunicação eficiente. 

Ter um padrão para a alta administração e outro para funcionários regulares, isso anula o propósito. Se sua empresa promove um ambiente de trabalho flexível, mas apenas os gerentes seniores podem trabalhar em casa, isso criará a insatisfação que você está tentando evitar.


Fornecer oportunidades de orientação e treinamento

Quando um funcionário não vê nenhuma oportunidade de crescimento em sua função atual ou na própria empresa, é mais provável que se sinta inseguro sobre seu futuro lá e saia. 

Mesmo que você não possa pagar mais a eles, oferecer oportunidades de aconselhamento e treinamento pode fornecer-lhes incentivo profissional e tornar mais fácil para eles vislumbrar um futuro na empresa. 

A tutoria também beneficia a organização, aumentando a retenção e a satisfação dos funcionários.


Dê aos funcionários as ferramentas para ter sucesso

Muitos funcionários estão insatisfeitos com seus empregos porque não acreditam que têm as ferramentas para ter sucesso. 

Quer seja por falta de recursos ou oportunidades de treinamento limitadas, eles não sentem que têm o que precisam para se destacar. Com o tempo, essa insatisfação pode motivá-los a sair.


Reconhecer um trabalho bem executado

A cultura de valorização e reconhecimento fazem com que os funcionários se sintam verdadeiramente importantes na empresa. 

Em vez de assumir a atitude de que fazer um bom trabalho é simplesmente o que você está pagando, elogie sinceramente quando um funcionário exceder as expectativas. 

Você poderia:

  • Reconheça-os em uma importante reunião de equipe
  • Ofereça um pequeno, mas valioso benefício, como uma tarde de folga
  • Ofereça agradecimentos sinceros a eles diretamente
  • Com a ênfase que a força de trabalho de hoje coloca em ser reconhecida e valorizada, o elogio honesto é um grande motivador.


Distribua a carga de trabalho uniformemente

Nada é mais desmoralizante do que ser uma das únicas pessoas da equipe sobrecarregada de trabalho enquanto todos os outros têm tempo e disponibilidade para concluir suas tarefas dentro do prazo. 

Eles também não vão dizer nada para você sobre isso, preocupados em serem vistos como reclamantes. Sua primeira pista de que há um problema geralmente é quando eles vão embora.

Para proteger seus melhores funcionários do esgotamento, invista em um software de planejamento de negócios com um calendário compartilhável. 


Torne possível aprender novas habilidades

Quando um funcionário executa as mesmas tarefas todos os dias, uma sensação de monotonia eventualmente se instala e abre a porta para níveis de motivação baixos, insatisfação com o trabalho e outros resultados negativos. 

Eventualmente, eles verão poucos motivos para permanecer e começar a enviar currículos e entrevistas em seus intervalos de almoço.

Você pode evitar que caia no tédio e na necessidade de mudança recompensando seus funcionários com oportunidades de desenvolvimento profissional a serem realizadas durante o dia de trabalho, para que eles não tenham que sacrificar o tempo pessoal. 

Essas oportunidades podem incluir:

  • Oportunidade de participar de uma conferência do setor
  • Um curso de aprendizagem online
  • Seminários

Não apenas sua satisfação no trabalho aumentará, mas eles podem usar suas novas habilidades e habilidades para melhorar a empresa.


Forneça benefícios adicionais

As vantagens nem sempre precisam ser de escopo financeiro. Os funcionários de hoje valorizam um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal e, quando você tornar isso possível, eles acharão seus dias de trabalho mais agradáveis ​​e gratificantes. 

Você pode oferecer horários flexíveis ou oportunidades de trabalhar em casa um ou dois dias por semana. Se isso não for viável, outras vantagens viáveis ​​incluem:

Qualquer um deles pode criar mais satisfação no trabalho, o que, por sua vez, aumenta a produtividade e pode até levar a resultados que sustentam aumentos no futuro.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem