irlanda


Você acha que é um especialista em história, geografia e hábitos de beber da Irlanda? Pense de novo! Saiba a seguir os 10 fatos e curiosidades que você deve saber sobre a Irlanda.

 

1. Estar bêbado em público é uma ofensa

Apesar do que muitos turistas acreditam sobre os irlandeses e nossos hábitos de bebida, “é uma ofensa para você estar tão bêbado em um lugar público que poderia razoavelmente ser considerado um perigo para você ou para qualquer pessoa ao seu redor”.

O único dia do ano em que essa lei é ligeiramente distorcida é no Dia de São Patrício, quando simplesmente não há policiais suficientes para monitorar mais de um milhão de turistas nas ruas de Dublin.


2. St. Patrick não era irlandês

Ao contrário da crença popular, e apesar de ser o santo padroeiro da Irlanda, São Patrício não era realmente irlandês.

Nascido no País de Gales por volta de 386 DC, ele foi de fato capturado pelos irlandeses e vendido como escravo, trabalhando como pastor no oeste da Irlanda. Mais tarde, ele voltou para a Irlanda como missionário, ajudando a espalhar o cristianismo na Irlanda.

 

3. Nunca houve cobras na Irlanda

Outro fato surpreendente sobre a Irlanda? Enquanto muitos vinhos velhos contam a história de São Patrício banindo cobras da Irlanda, a verdade é que nunca houve cobras selvagens na ilha da Irlanda.

Ser uma ilha ajudou muito nisso, já que as cobras que habitam a Grã-Bretanha nunca conseguiram atravessar a água!

 

4. Inglês não é a primeira língua da Irlanda

É importante que você saiba que de fato o inglês é o idioma mais falado na Irlanda, porém não é o oficial, mais é conhecido com uma das línguas principais do idioma falado

Ele pode ser visto em todos os documentos oficiais do governo, bem como nos transportes públicos, placas e edifícios públicos. Apesar de o irlandês ser ensinado como matéria em escolas por toda a Irlanda, muitas pessoas ainda lutam para manter uma conversa simples como gaelige.

Um intercâmbio na Irlanda é ótimo para quem busca aprender o inglês ou aprimorar o Idioma.


5. O casamento gay é legal na Irlanda

A Irlanda foi o primeiro país do mundo a legalizar o casamento gay por meio de referendo público.

Uma esmagadora maioria (68%) da população votou a favor da nova legislação em maio de 2015, evento que ganhou as manchetes em todo o mundo. Para um país que só legalizou a venda de preservativos em 1978 e o divórcio em 1997, é incrível ver movimentos tão positivos e com visão de futuro.

 

6. A Marinha da Argentina foi fundada por um irlandês

Os irlandeses já chegaram aos cantos do mundo no passado, e o almirante William Brown é um grande exemplo das realizações irlandesas no exterior.

Brown foi o criador e primeiro almirante da Marinha Argentina. Ele é hoje aclamado como um herói na Argentina por suas tentativas de proteger com sucesso o país dos invasores espanhóis.

 

7. A bandeira irlandesa foi inspirada nos franceses

O tricolor irlandês de verde, branco e laranja representa a história da Irlanda e sua independência. O verde representa a tradição gaélica da Irlanda, o laranja representa os seguidores de William de Orange e o branco representa as aspirações de paz entre os dois.

A bandeira foi inspirada na bandeira francesa quando foi desenhada por Thomas Francis Meagher em 1848. Mas ela só foi hasteada pela primeira vez acima do GPO de Dublin e reconhecida como a bandeira irlandesa após o levante de 1916.

 

8. Halloween originou-se na Irlanda

Outro fato engraçado sobre a Irlanda: o Halloween como o conhecemos hoje, na verdade, se origina do antigo festival celta de Samhain, quando as pessoas acendiam fogueiras e usavam fantasias assustadoras para afastar os espíritos indesejáveis.

 

9. As cinzas de São Valentim são enterradas na Irlanda

As cinzas de São Valentim, acredite ou não, encontraram seu lugar de descanso final em um santuário dentro da Whitefriar Street Church, no centro de Dublin.

Trazidas de Roma por uma carmelita irlandesa conhecida por seu trabalho com os pobres, as cinzas foram um presente simbólico do Papa Gregório XVI.

Muitos casais visitam o santuário dentro desta pequena igreja irlandesa, para pedir a São Valentim para cuidar deles e orar por uma vida longa juntos.

 

10. A Irlanda é o lar do Iate Clube mais antigo do mundo

O clube recebe a Cork Week, o maior e mais prestigioso evento de vela da Irlanda. É realizada a cada dois anos e atrai barcos e velejadores de todo o mundo.

Ainda existe uma tradição muito forte de navegação em muitas de nossas cidades costeiras, e você pode alugar pequenos barcos à vela para seu próprio uso ou se inscrever em cursos de vela em cidades como Schull e Baltimore.

 

Fato Extra: Wild Atlantic Way é a rota de direção costeira mais longa do mundo

The Wild Atlantic Way, um percurso impressionante que se estende desde as falésias ao redor do condado de Donegal, no extremo norte da Irlanda, até as praias do condado de Cork, é a "rota de direção costeira definida mais longa do mundo".

O percurso de 2.500 km passa por nove condados e três províncias.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem