recrutamento


Para ter um bom empreendimento, é necessário que se aprenda como conseguir fornecedores para sua empresa, já que ele é a base de uma indústria, com chance de ser o responsável pelo sucesso ou fracasso de sua empresa, por exemplo: fechar uma venda muito grande e seu fornecedor não tem condições de suprir esse pedido após fechar negócio.

Caso você esteja a procura de um bom fornecedor para sua empresa, mas não sabe como encontrá-lo, não se preocupe, porque ao fazer a leitura do artigo abaixo, as suas dúvidas do recrutamento e seleção de excelentes fornecedores serão sanadas, além de aprender o passo a passo em como fazer esse processo de um modo mais eficiente.

 

Entenda a importância do recrutamento e da seleção de fornecedores

Antes de mais nada, é necessário entender a importância do processo de recrutamento, assim como o processo de seleção. 

É necessário encontrar um funcionário específico para que faça a empresa crescer, essa é a principal importância de recrutamento e seleção. Com os funcionários corretos, o avanço e desenvolvimento será notório. 

Funcionários que rendem mais na empresa, proporcionam mais lucro e visibilidade ao negócio. 

Encontrar o perfil certo pode levar tempo, porque nem todos se qualificam para a vaga disponível - por esse motivo, os processos de recrutamento e seleção demandam tempo -, ao levar em consideração que contratar um funcionário que não saiba nada de sua função, gerará perda de tempo e monetária.

Veja aqui como funciona o processo de seleção e de recrutamento:

 

O que é a seleção?

Uma mistura de interesses por parte do negócio e do possível funcionário, que precisa se adequar aos princípios da empresa naquele momento, além de demonstrar segurança e confiabilidade. 

Portanto, uma preparação para saber o que a empresa necessita e encontrar os perfis mais adequados pode levar um tempo, mas a certeza de ter um funcionário à altura da empresa a fará crescer ainda mais.

 

O que é o recrutamento?

É uma medida que pretende buscar e identificar possíveis candidatos para as vagas abertas na empresa, de modo que venham a ocupar cargos caso sejam recrutados pela equipe de Recursos Humanos.

O recrutamento pode ocorrer de diversas maneiras, dentre elas pode-se listar: testes e entrevistas. São os dois métodos convencionais de se conhecer melhor aquele possível funcionário. Técnicas comportamentais sempre são analisadas, bem como testes de competências. 

Pode não parecer, mas durante o processo de recrutamento - entrevista ou teste -, o recrutador sempre observa os jeitos da pessoa, se está nervosa ou não, se está tranquila e convicta de tudo o que diz.

 

O papel do Fornecedor dentro de uma Empresa

Independente do ramo de seu negócio, é necessário que você tenha um bom fornecedor dentro de sua empresa, porque ele é a base de seu negócio. O fornecedor tem funções como:

  • Recebimento de ordens de compra; 
  • Separação de pedidos;
  • Envio de pedidos.

Além dessas funções, o fornecedor é responsável pelo:

  • Controle de matérias-primas adquiridas;
  • Geração de estoque;
  • Escoamento de elementos necessários para o comércio. 

O fornecedor necessita consolidar uma relação de parceria com a empresa contratante.. 

Por conta disso, o fornecedor tem um papel muito importante em relação ao desempenho de uma indústria, uma vez que ele pode ser o responsável pelo sucesso e pelo fracasso da empresa em si.

 

Construa um planejamento de negócios

É essencial elaborar uma lista sobre absolutamente tudo que você necessita dentro de sua empresa.

Muitas empresas em processo de crescimento, por mais que se foquem em requisitos como a qualidade, a maioria se concentra em uma característica de seus fornecedores: O preço de seu serviço.

Certamente, esse é um requisito importante em como conseguir fornecedores para lhe acompanhar conforme você expande seus negócios. 

Mas não é apenas isso, porque  a confiabilidade é provavelmente o principal fator a ser procurado no fornecedor. 

Você pode conseguir muita confiança de um grande fornecedor. Porém, não se deve esquecer dos menores. 

Se você, como cliente de uma pequena empresa, fecha com ela grandes negócios regularmente, você terá mais atenção e possivelmente um melhor serviço e confiabilidade, ao contrário do caso de ser um pequeno cliente de um fornecedor maior. 

Estabilidade é outro fator a ser considerado. Um bom nome no mercado, com a confiança de outros clientes é um indício positivo de que a empresa é estável.


Como encontrar excelentes fornecedores?

E a pergunta que não quer calar para o empresário é: Como conseguir fornecedores? O que preciso fazer? 

Por incrível que possa parecer, essa é uma pergunta muito fácil, mas antes dela ser respondida, para toda solução de problemas, é necessário um planejamento de ações. 

Confira abaixo uma lista de dicas que podem te auxiliar em como conseguir fornecedores.

 

Utilize a tecnologia ao seu favor

Atualmente o mundo digital toma conta dos negócios, portanto, é importante ter em mente que, usar a tecnologia a seu favor para poder recrutar e realizar a seleção de fornecedores é necessário. 

A Cadastro Empresa atua como plataforma de pesquisas por fornecedores, uma vez que possuem um banco de dados com todas as informações das empresas do Brasil. Para ser possível localizá-las no site, basta digitar o CNPJ ou caso não saiba, digite o estado/cidade para intensificar as buscas. 

Inclusive, há serviços que disponibilizam para consultar empresas API, basta integrar o banco de dados da Cadastro Empresa com o seu sistema, de modo a evitar que ocorram possíveis erros de digitação, por exemplo. 

Ao navegar pelo blog é possível encontrar diversos artigos que o auxiliam na busca por funcionários e fornecedores capacitados. 

Para quem trabalha com empreendedorismo e no setor corporativo, estes artigos serão de grande ajuda.

 

Construa uma lista de fornecedores

Agrupar todos os fornecedores de seu interesse em uma pequena lista para que seja feito uma análise de todos eles, evidenciar os pontos fortes, os seus preços, a sua forma de resolver imprevistos dentro de uma empresa.

 

Faça uma análise do histórico profissional

Fique atento, essa é uma etapa muito importante, porque ao fazer a análise do histórico profissional de seus fornecedores, você verá qual deles tem o perfil ideal, que possui todos os quesitos exigidos para a ocupação de determinada vaga de sua empresa.

Problemas existem em todas as empresas, até mesmo nas melhores. Com isso na cabeça, não se deve julgar as empresas que tiverem. 

Você precisa avaliar como o problema foi enfrentado. Ao fazer essa avaliação, você terá acesso a resposta de que o problema foi solucionado ou não, bem como o grau de satisfação do cliente.

Você pode procurar por informações a respeito de um determinado fornecedor através dos parceiros e clientes da empresa ou profissional. 

Ao identificar o que as pessoas acham, após fazerem negócio com o fornecedor, você é capaz de entender como ele trabalha.

 

Construa um relacionamento com seus fornecedores

Não pense que é apenas o empregado deve prestar respeito para com o empregador, o inverso é tão necessário quanto. 

O relacionamento entre o empregador e o fornecedor é a base necessária para que haja um bom trabalho entre ambas, assim como para evitar problemas durante o decorrer do trabalho da empresa.

 

Conclusão

Ao ter em primeira mão o conhecimento necessário no que diz respeito a como conseguir fornecedores para a sua empresa, basta você, como empresário, colocar em prática tudo que aprendeu no presente texto.

Espero que o assunto tenha sido esclarecedor para o desenvolvimento de seu aprendizado e, caso tenham dúvidas, é só comentar aqui em baixo!

Um abraço e até a próxima.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem