creatina


Atualmente, as pessoas de um modo geral estão cada dia mais preocupadas com a sua saúde e bem-estar individual, tendo levado mais em consideração esses aspectos como fundamentais em suas vidas.

Muito além de se preocupar somente com o corpo estético, as pessoas também estão muito preocupadas com os benefícios que a atividade física proporciona para a sua saúde. 


Em tempos de pandemia, essa preocupação é muito importante e deve ser considerada de primeira necessidade, dado que vários estudos comprovam o benefício da atividade física regular no combate a diversos tipos de doenças. 


Um corpo que faz atividades físicas regularmente, é um corpo muito mais capaz de enfrentar as adversidades causadas por diversas doenças, pois é muito mais resistente que os demais que não possuem uma rotina consciente de exercícios. 


Para ajudar nesse estilo de vida mais centrado na realização de atividades físicas regulares, muitas pessoas optam pelo uso da suplementação alimentar, que será melhor explicada e detalhada no tópico abaixo.

A suplementação alimentar 

Os suplementos alimentares, nada mais são, que preparações específicas destinadas a complementar uma dieta e fornecer nutrientes para o corpo do indivíduo.


Essa complementação pode ser composta por vitaminas, minerais, fibras, ácidos ou aminoácidos, que podem estar faltando no corpo ou simplesmente não podem ser consumidos em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa.


A suplementação, então, acaba sendo indicada quando não é possível atingir o nível ideal desses nutrientes através da alimentação diária, e deve ser utilizada sempre por tempo determinado e com o devido acompanhamento de um especialista.


No artigo de hoje, iremos entender mais sobre o uso do suplemento de creatina, seus benefícios e malefícios como complementação para ganho de massa muscular dos indivíduos.

O que é a Creatina?

A creatina é uma substância derivada de três aminoácidos distintos, que são a glicina, arginina e metionina. 


Todo o corpo, treinado ou não, produz a creatina pelos rins, pâncreas e fígado, isso consumindo proteínas em sua alimentação balanceada e diária, mas em doses bem menores do que a concentrada na suplementação.


Ela é uma substância que é sintetizada nos rins e no fígado e fica armazenada nos músculos dos indivíduos, trazendo muitos benefícios para o mesmo.

Principal função da substância creatina

A principal função da substância creatina é dar uma pilha de energia para os músculos. Isso mesmo! A creatina fornece energia para a musculatura de quem a consome. Além disso, ela também auxilia em outros pontos importantes, que são:

  • Evitar a fadiga muscular;
  • Favorecer a recuperação muscular pós treino;
  • Melhorar o rendimento durante o treino;
  • Aumento mais rápido e eficaz de musculatura;
  • Auxiliar no ganho de massa magra, completamente livre de gorduras ruins. 

Quais os riscos de se consumir creatina?

Como qualquer outra suplementação que existe e é utilizada, a Creatina deve ser consumida com cautela e acompanhamento de um médico ou nutricionista confiável e sério.


Tomar a substância creatina em doses corretamente recomendadas não faz mal para o organismo da pessoa. As quantidades passadas de forma correta são reduzidas, então não há perigo de haver alguma sobrecarga no fígado ou no rim.


Se tomada de forma exagerada e errada, ela pode causar o comprometimento do funcionamento dos rins, trazendo sérios problemas de saúde para o usuário. 


Leia o artigo: 👉 Colonoscopia: O Exame que Pode Salvar Vidas, da Dra. Lucia de Oliveira

Onde encontrar creatina para consumo?

Com as dicas acima anotadas e, principalmente, compreendidas, podemos perceber que o uso equilibrado da creatina trará, sim, benefícios se usado corretamente pela pessoa.


Se a sua dosagem, tempo determinado de uso e acompanhamento de perto por um médico ou nutricionista forem corretamente respeitados, não há perigo em utilizar essa substância para dar uma força e motivação no treino.


Tudo isso também contando com uma alimentação balanceada e a constância certa nos treinos semanais. Afinal, não adianta nada contar com a suplementação sem manter as demais atividades em ordem. 


Como o próprio nome já diz, a complementação vai complementar uma rotina que já deve estar montada corretamente e apenas trará benefícios mais rápidos e visíveis para as pessoas envolvidas nesse processo. 


Para ter acesso a combos completos com opções diversas de complementação, basta acessar o link Combo de suplementos, que você poderá analisar opções de complementação com creatina e muitas outras que podem ser inseridas na sua rotina de treinos semanais, isso de forma consciente e moderada.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem